Casimiro de Abreu recebe exposição fotográfica e oficina de artesanato gratuita

Uma ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro vai contemplar Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, nesta sexta-feira (31). A iniciativa “Balaio Cultural” reúne fotos de sete artesãos e artesãs que trabalham com fibras naturais na Bacia do Rio São João. Em cada uma das sete cidades integrantes do projeto, além da exposição das fotos, será realizada uma oficina gratuita ensinando uma técnica artesanal.

“Esta ação tem dois objetivos principais, um que é valorizar mestres e mestras desses ofícios tradicionais de cestaria e tecelagem e outro que é multiplicar estes saberes com as oficinas gratuitas”, explica Tadzia Maya, jornalista e pedagoga idealizadora do projeto.

A artesã Lucineia, mais conhecida como Néia, da marca “Artesanato Irmãos Gomes”, vai ensinar a trabalhar a taboa, no Museu Casa de Casimiro de Abreu, parceira da iniciativa, nesta sexta-feira (31), a partir das 17h30.

“Meu pai começou a trabalhar com a taboa pra ocupar o seu tempo, pois precisou amputar uma perna e eu e mais alguns irmãos começamos a ajudar ele, sendo hoje o artesanato nossa fonte de renda”, diz Néia.

A oficina já está com as inscrições completas, mas a exposição de fotos vai ficar aberta para a visitação durante todo o mês de abril. O Museu Casa de Casimiro de Abreu fica na Praça As Primaveras, em Barra de São João.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *