Carapebus adere ao Programa Escola em Tempo Integral

Escola Estadual Municipalizada Nicolau Zulo (Baleeira) é a primeira unidade do município a aderir ao programa a partir desta segunda-feira (06)

O município de Carapebus aderiu ao Programa Escola em Tempo Integral, iniciativa do governo federal instituída em julho de 2023 e que visa fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Com o programa Escola em Tempo Integral, os alunos ficam durante oito horas na unidade, o que para o secretário de Educação, Matheus Fernandes Santos, é muito positivo, principalmente para os alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“Muitos desses alunos não conseguem fazer as principais refeições em suas casas. E aqui na escola, a partir de agora, vão conseguir, além de poder aprender mais com as aulas normais e as oficinas. Isso com certeza só tem a agregar a formação de todos. E por isso, quero agradecer ao prefeito Bernard Tavares, que nos deu todo o suporte e apoio para aderirmos ao programa”.

A Escola Estadual Municipalizada Nicolau Zulo (Baleeira) é a primeira unidade de ensino do município a aderir ao programa a partir desta segunda-feira (06). Ao todo, os 56 alunos da escola serão beneficiados.

A Escola em Tempo Integral abrange os alunos do 2º ao 5º ano, com aulas na parte da manhã. No período da tarde, os alunos têm aulas de reforço, matemática, língua portuguesa, oficinas de arte, ciências naturais, reciclagem e alimentação saudável. Além de toda essas atividades, os alunos terão, a partir de agora, atividades de educação física, já que a Secretaria Municipal de Educação adquiriu kit de material esportivo, como colchonetes, bolas, jumps, bambolês, cones e redes para jogos de vôlei.

Segundo a diretora da unidade, Denise Machado Leal, em breve, os alunos terão também aulas de informática, com a aquisição de tablets, além de outras atividades, como jogos pedagógicos, construção de horta, visitas a pontos turísticos da cidade.

Ela ressaltou a importância do programa Escola em Tempo Integral: “Nossa escola foi a primeira a aderir ao programa na cidade. Recebemos a notícia com muita gratidão. O programa vai contribuir muito com a formação integral dos alunos, com as oficinas de arte, de ciência e de reforço, mas de forma dinâmica e terão mais vontade de aprender, além de terem as aulas normais. É um aprendizado com dinamismo. E os professores estão com muitas ideias boas e muita garra para continuar o ano letivo”.

O aluno do 3º ano, Enzo, adorou a escola em tempo integral: “Eu estou achando muito bom. Agora a gente tem a oportunidade de aprender mais, principalmente durante as atividades da tarde, matemática e ciências”.

Jonata, também do 3º ano, gostou muito das aulas do período da tarde: “Eu gostei de várias coisas, mas principalmente das aulas do período da tarde e as que ainda irão começar, como as de informática. Mas eu gostei também porque posso aprender mais agora, fazendo exercícios e tendo aula de reforço”.

A aluna Maria Célia também gostou das atividades do período da tarde e do tempo para brincar: “A gente aprende mais sim, mas também dá para gente brincar mais agora. Então, eu gostei muito da escola ser tempo integral”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *