Campos retoma aplicação da 1ª e 2ª dose da CoronaVac em crianças de 3 e 4 anos

A partir desta segunda-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde volta a aplicar a 1ª e 2ª dose da CoronaVac para as crianças com idade entre 3 e 4 anos, após receber um novo lote de vacinas do Governo do Estado. A administração do imunizante ocorre mediante agendamento online (AQUI) no site oficial da Prefeitura ou por livre demanda. Os pais ou responsáveis pelos menores com idade entre 3 e 11 anos que precisam receber a 2ª dose da CoronaVac têm a opção de agendar o atendimento por meio do site ou ir pessoalmente à Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB), das 9h às 16h.

Nos meses de janeiro e fevereiro, crianças, adolescentes e adultos podem receber as vacinas contra a Covid-19 todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, das 10h às 15h, no estande do Meio Ambiente, situado no Posto 6 na praia do Farol de São Tomé, na Avenida Olavo Saldanha. No local também estão sendo aplicadas as vacinas do calendário de rotina. A vacinação faz parte do projeto “Proteção e Diversão”, que visa atualizar a caderneta de vacinação da população em geral.

O município segue ofertando a 1ª e 2ª dose da Pfizer Baby para as crianças com idade entre 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias na Cidade da Criança e no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), das 8h30 às 13h, mediante a distribuição de senha. Para esse grupo, o esquema primário de vacinação é composto por três doses: duas iniciais com intervalo de quatro semanas, seguidas por uma terceira após, no mínimo, oito semanas depois da segunda dose.

Por agendamento online e senha, as crianças de 5 a 11 anos podem receber a 1ª, 2ª e 3ª dose da Pfizer Pediátrica na Fundação Municipal de Esportes. Exclusivamente por senha, a aplicação para esse público alvo é feita na Secretaria Municipal de Saúde, das 9h às 16h. Na Clínica da Criança, o atendimento é das 8h às 17h. Já na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Saldanha Marinho, das 11h às 20h.

Por agendamento presencial e senha, a aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses da Pfizer Pediátrica pode ser feita nas UBSF Parque Prazeres, UBSF Custodópolis, UBSF Parque Rodoviário, UBSF Ponta da Lama, UBSF Morro do Coco, UBSF Santo Amaro e UPH de Travessão. Em todos os locais, o atendimento é das 8h30 às 16h.

Pais e responsáveis legais devem ficar atentos aos intervalos das doses das vacinas. Para receber a dose de reforço (3ª dose), as crianças de 5 a 11 anos devem ter tomado a segunda dose há pelo menos quatro meses. O imunizante usado será Pfizer Pediátrica, inclusive para quem recebeu as duas primeiras de CoronaVac. Já as crianças que receberam as duas doses da Pfizer Pediátrica ou Coronavac, mas já completaram 12 anos, deverão seguir o cronograma de vacinação destinado para essa faixa etária.

Para quem vai receber a 2ª dose da Pfizer Pediátrica, de 5 a 11 anos, o intervalo é de oito semanas ou dois meses. Para receber a 3ª dose, a criança deve respeitar o intervalo de quatro meses.

No ato da vacinação, pais e responsáveis devem apresentar documento com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina ou cartão da vacina contra a Covid-19 para quem já iniciou o esquema primário. Já as crianças com comorbidades ou deficiência permanente de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, além dos documentos pessoais citados acima, precisam de laudo médico ou outro documento que comprove a condição de saúde, que pode ser receita, a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), dentre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *