23 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Campos: Área externa da Igreja de Nossa Senhora da Lapa passará por revitalização

A fachada da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, localizada de frente para o Rio Paraíba do Sul, no bairro da Lapa, receberá nova pintura, seguindo as diretrizes de segurança e preservação do patrimônio histórico. A revitalização da parte externa do prédio, que tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, será realizada através de uma parceria firmada entre a Santa Casa de Misericórdia de Campos, instituição proprietária da igreja, e a empresa Neves e Rangel Tintas, que cederá o material para a pintura e ficará responsável pela execução do trabalho.
Nesta segunda-feira (17), às 15h, representantes da Secretaria de Turismo e da Santa Casa estarão reunidos na igreja para anunciar a parceria. Segundo o subsecretário de Turismo, Edvar Junior, o provedor da Santa Casa, Manoel Corraes Neto, já enviou ofício para a secretaria autorizando a pintura. Por ser um dos bens tombados do município, o Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam) também teve que autorizar o serviço.
“Sempre fui um apaixonado pelo patrimônio histórico e incentivador da cultura da nossa cidade. A Igreja da Lapa é um ponto turístico do município que vai ser recuperado, dentro das ações de revitalização do Centro Histórico de Campos, que têm a coordenação da Secretaria de Turismo”, disse Edvar, ressaltando que, em breve, a sede da secretaria de Turismo passará a funcionar no Cais da Lapa.
Dados históricos apontam que a construção da Igreja começou em 1740. Possuía duas torres, mas em 1863 uma faísca elétrica fundiu a cruz das torres situadas no lado esquerdo do templo, causando sérias avarias. Em 1872, recebeu sua primeira reforma. No século XIX, o prédio serviu como sede do Liceu de Humanidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *