20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Cabo Frio promove Campanha Janeiro Roxo com foco nos cuidados e prevenção da Hanseníase

A Prefeitura de Cabo Frio promove durante todo o mês a campanha “Janeiro Roxo”. Com o tema hanseníase: identificar, tratar e curar, a campanha tem como objetivo abordar a hanseníase, uma doença que, mesmo controlada, ainda demanda atenção e informação.
A iniciativa busca disseminar informações sobre os sintomas, orientar a população e incentivar a importância do diagnóstico precoce diante de qualquer suspeita da doença.
Para marcar o “Janeiro Roxo”, o município preparou um evento especial que acontecerá no Posto de Atendimento Médico (PAM), localizado no bairro São Cristóvão, no dia 29 de janeiro, a partir das 9h. A população está convidada a participar de atividades como palestras e consultas com médicos especialistas, como fisioterapeutas e dermatologistas sanitários. O atendimento será por livre demanda e por ordem de chegada.
A população que já teve contato com a doença ou apresenta manchas no corpo é incentivada a aproveitar esse dia de integração e disseminação de conhecimento sobre os cuidados com a saúde e procurar o PAM para orientação e exames.
O município de Cabo Frio conta com o Programa de Combate à Hanseníase. Em 2022, foram registrados 10 pacientes diagnosticados com a doença, e em 2023, já foram atendidos nove pacientes. O tratamento tem duração de 12 a 18 meses.
O atendimento por meio do programa na rede municipal acontece nas unidades de saúde, onde os profissionais são capacitados para identificar e acolher possíveis suspeitas da doença, direcionando-as para o tratamento necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *