19 de junho de 2026
BúziosMunicípiosNotíciasRegião dos Lagos

Búzios reúne especialistas e gestores para acelerar acesso da população a consultas, exames e cirurgias

Seminário regional do programa Agora Tem Especialistas debate estratégias para reduzir filas e ampliar a oferta de atendimento especializado pelo SUS na Baixada Litorânea

Armação dos Búzios sediou nesta quarta-feira (18) o II Seminário Regional do Programa Agora Tem Especialistas da Baixada Litorânea, iniciativa que reúne gestores e técnicos da saúde para discutir estratégias de ampliação do acesso da população a consultas, exames e procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Litorânea (CISBALI), o encontro aconteceu no Rio Búzios Beach Hotel e reuniu representantes dos nove municípios da região, além de integrantes do Ministério da Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS-RJ) e especialistas da área.

O principal objetivo do seminário foi debater soluções para reduzir o tempo de espera dos pacientes, fortalecer a integração entre a Atenção Primária e a rede especializada e aprimorar os mecanismos de regulação e acesso aos serviços de saúde.

A programação contou com a participação do diretor nacional do Programa Agora Tem Especialistas, Rodrigo Oliveira, do Ministério da Saúde, que apresentou o cenário atual da iniciativa federal voltada à ampliação da oferta de consultas, exames e procedimentos especializados em todo o país.

Anfitrião do encontro, o secretário municipal de Saúde de Búzios, Leonidas Heringer, destacou que a união entre os municípios é fundamental para enfrentar um dos maiores desafios do SUS: garantir que o cidadão tenha acesso mais rápido ao diagnóstico e ao tratamento.

“Estamos falando de um tema que impacta diretamente a vida das pessoas. Quando conseguimos reduzir filas, ampliar o acesso aos especialistas e tornar os fluxos mais eficientes, estamos oferecendo mais qualidade de vida e mais dignidade para a população. Este seminário é uma oportunidade para trocar experiências, alinhar estratégias e fortalecer uma rede regional capaz de responder melhor às necessidades dos nossos pacientes”, afirmou.

Durante o encontro também foram debatidas a integração da Atenção Primária à Saúde no Programa Agora Tem Especialistas e as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Gestão (NAG) da Baixada Litorânea para acompanhar e fortalecer a implantação das políticas públicas na região.
Participaram do seminário representantes das secretarias municipais de Saúde de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

Para a Secretaria Municipal de Saúde de Búzios, sediar um encontro com esse nível de articulação regional reforça o compromisso do município com a construção de soluções que ampliem o acesso da população aos serviços especializados e fortaleçam a qualidade da assistência prestada pelo SUS.