8 de fevereiro de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Buscas por crianças perdidas na Amazônia colombiana chegam ao 18º dia

As buscas pelas quatro crianças perdidas na Amazônia colombiana após um acidente aéreo no início do mês chegam ao 18° dia nesta sexta-feira (19). A “Operação Esperança”, como foi batizada pelo governo da Colômbia, já localizou a aeronave e transportou os corpos de três adultos que morreram no acidente para a cidade mais próxima.

Na quarta-feira (17), o presidente do país, Gustavo Petro, compartilhou no Twitter que as crianças haviam sido encontradas com vida. Mais tarde, no entanto, ele apagou o tuíte e corrigiu a informação, dizendo que o grupo ainda não foi encontrado.

Até agora, sabe-se que:

  • As buscas são por Lesly Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos, Soleiny Jacobombaire Mucutuy, 9 anos, Tien Noriel Ronoque Mucutuy, 4 anos e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy de apenas 11 meses
  • As crianças são indígenas da etnia huitoto e são irmãs.
  • Um dos três corpos de adultos encontrados é da mãe dos jovens.
  • Outra vítima era um dos líderes da comunidade indígena.
  • O voo faria o trajeto entre Caquetá e San José del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana, mas caiu após o piloto reportar problemas na aeronave, que desapareceu dos radares logo depois.
  • As buscas ocorrem em uma região de mata densa e de difícil acesso.
  • Indígenas de comunidades locais e cerca de 100 oficiais participam da operação, que também conta com três cães farejadores.
  • A Força Nacional encontrou pertences das crianças, o que parecia ser um acampamento improvisado e frutas mordidas, sugerindo que os jovens ainda poderiam estar vivos.

Segundo o avô das crianças, Fidencio Valencia, os menores huitoto “estão acostumados a estar na selva”, mas poderiam ter se escondido por medo após o acidente.

“Queremos ver ou encontrar as crianças. Sei que estão na selva há muito tempo, está difícil. De repente, com o apoio que todo o povo, a energia indígena e as orações nos dão, podemos [encontrá-los]”, disse ele ao Caracol Noticias.

Repercussão

Colombianos criticaram a postura do presidente, de dar uma notícia ainda não confirmada. O caso gerou uma grande comoção dentro do país, e há dias se falava da possibilidade de que as crianças estivessem vivas, já que apenas os corpos dos adultos que estavam no avião haviam sido encontrados.

Na quinta-feira (18), os familiares dos passageiros divulgaram um comunicado desaprovando o erro cometido pelas autoridades e pedindo respeito. “A saúde física e emocional não é um jogo que pode ser apagado e/ou facilmente esquecido”, afirma a declaração, segundo o jornal “El Tiempo”, da Colômbia.

“Solicitamos a todas as entidades competentes que procedam às devidas diligências e às investigações que estão a decorrer para apurar as causas do acidente”, disseram os familiares.

Fatima Valencia, avó das crianças e mãe de uma das vítimas, falou com a Reuters sobre o caso. “Estou muito preocupada, como é que já acharam o arco, a tesoura, então o que está acontecendo?”, questionou.

“Estamos sendo vistos no mundo todo, mas estou aqui sofrendo como avó e pela minha filha que perdi. Espero que eles os encontrem, preciso que venham me dizer que as crianças foram encontradas. Ficarei feliz”, disse Valencia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *