Andy Rourke, baixista do The Smiths, morre aos 59 anos

O baixista do grupo The Smiths, Andy Rourke, faleceu aos 59 anos, vítima de câncer de pâncreas, anunciou nesta sexta-feira (19) Johnny Marr, guitarrista da grande banda britânica de rock independente dos anos 1980.

“Com profunda tristeza anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com câncer de pâncreas”, escreveu o integrante da banda Johnny Marr, no Twitter (veja na publicação acima).

 

“Andy será lembrado como uma alma gentil e bela por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs”, acrescentou.

A banda inglesa The Smiths se tornou uma das bandas mais influentes da década de 1980, com álbuns como “The Queen is Dead”, de 1986.

Briga por direito

 

Em uma batalha contra o vício em heroína e com dificuldades financeiras, Rourke processou, ao lado do baterista Mike Joyce, Marr e o vocalista e compositor Morrissey por uma parcela maior dos direitos autorais após a separação do grupo em 1987.

Um acordo foi alcançado e a amizade com Marr sobreviveu ao processo.

Morrissey, no entanto, passou a adotar um discurso cada vez mais reacionário. Em 2019 ele apareceu em um programa de televisão americano com um símbolo de um partido britânico de extrema-direita.

O cantor foi muito virulento a respeito dos ex-colegas de banda, antes de adotar um tom mais conciliador em sua autobiografia publicada em 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *