Braskem reforça compromisso com eliminação de resíduos no Dia Internacional da Reciclagem

 

Iniciativas como Plastitroque e SER+ são desenvolvidas pela companhia para conscientizar e engajar a população, principalmente nas regiões do entorno de suas unidades industriais

Comprometida com o fortalecimento da economia circular e incentivo à reciclagem, a Braskem se destaca por suas iniciativas e reconhecimentos significativos no campo da reciclagem, desenvolvendo uma série de iniciativas para conscientizar e engajar a população, principalmente nas regiões do entorno de suas unidades industriais. Neste dia 17 de maio, em que é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem, a companhia reforça ações nesta frente que contam com o apoio da sociedade em busca de um futuro mais sustentável.

Para 2024, a empresa tem a expectativa de realizar diversos projetos com foco em reciclagem. Um exemplo disso é o projeto SER+, promovendo a inclusão social dos trabalhadores das unidades de triagem de resíduos por meio do fomento ao desenvolvimento da cadeia de reciclagem nacional.

Além do Rio de Janeiro, a ação acontece em São Paulo, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul.

“Em 2023 uma de nossas atuações permitiu fazer a cobertura e piso de uma parte do galpão. Antes da obra, as pessoas trabalhavam embaixo do sol e chuva. Os investimentos de 2024 foram direcionados para a adequação elétrica, EPI e regularização de documentação”, explica Camila Ramos Pinheiro de Carvalho, Analista de Relações Institucionais da Braskem.

A expectativa do SER+ com o novo formato que está sendo implantado em 2023, é estabelecer um relacionamento diferenciado com as Cooperativas em cada etapa de sua evolução para que alcancem independência financeira e boas práticas de gestão e governança, oferecendo três modalidades de apoio conforme avaliação da equipe técnica junto com a Coordenação Regional do Programa.

“A Braskem está sempre promovendo ações voltadas a identificar as oportunidades de melhoria nas cooperativas de catadores de materiais recicláveis, colaborando para o aperfeiçoamento da gestão administrativa, financeira, produtiva e de regularização jurídica e contábil, assessorando também a gestão das doações (investimentos em infraestrutura e demais necessidades) realizadas pela companhia e garantindo o acompanhamento local das atividades”, enfatiza Camila.

Outra iniciativa da Braskem que merece destaque é o Plastitroque, uma ação inspirada no programa Plastianguis, da Braskem Idesa, no México. Promovendo a educação ambiental e apoio às comunidades, a iniciativa, focada em estimular a economia circular, começou no Brasil no ano de 2019 nas unidades da Braskem no Nordeste, e se tornou um projeto nacional em 2021.

O Plastitroque apoia as comunidades mais vulneráveis, gerando uma economia familiar com a troca de kits de alimentação, higiene e limpeza, que pode ser convertida no direcionamento destes recursos para outras necessidades e promover a destinação correta dos resíduos, que muitas vezes é possível de ser observada pelos moradores com ruas e calçadas mais limpas, além da geração de renda para as cooperativas que recebem os resíduos coletados.

No Rio de Janeiro, em 2022 e 2023, foram arrecadas 13,1 toneladas de resíduos plásticos, revertidos em 2.957 kits entre alimentação, higiene pessoal, material escolar e brindes. Em 2024 as ações realizadas até o momento recolheram 13,4 toneladas de resíduos plásticos, que foram revertidos em 2600 kits de alimentação que impactaram de forma direta 331 famílias. A iniciativa desse último ano contemplou os bairros Cangulo, Campos Elíseos e Saracuruna (DCX) e reforça a importância da economia circular ao envolver as cooperativas parceiras do SER+.

“Esse projeto é muito mais do que uma simples troca. É um compromisso com a educação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico dessas comunidades. Através de iniciativas como essa, fomentamos a cadeia da reciclagem, mostrando que todos nós somos responsáveis pela destinação correta dos resíduos e ajudando na geração de renda de milhares de pessoas que trabalham com reciclagem”, finaliza Camila.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *