25 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Boulos aciona PF e MPF contra Wajngarten por ação contra moradias populares em Maresias

deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) ingressou nesta terça-feira (28) com representação no Ministério Público Federal e denúncia na Polícia Federal pedindo abertura de inquérito contra dois membros do governo Jair Bolsonaro (PL)Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação, e Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal.

As ações pedem a investigação deles por crime de advocacia administrativa —uso do serviço público para defender interesses particulares— por participação em ação que pode ter levado à obstrução da construção de moradias populares no município de São Sebastião (SP).

Ao menos 65 pessoas morreram no litoral norte de São Paulo em decorrência do temporal que assolou o litoral norte de São Paulo nos dias 18 e 19 de fevereiro. Além disso, mais de 2.000 pessoas estão desabrigadas.

Proprietário de uma casa no local, Wajngarten se uniu a outros moradores de Maresias na oposição à intenção da prefeitura de construir um conjunto habitacional com 400 moradias na região, em 2020.

Vídeo obtido pelo jornal O Globo mostra participação do então secretário em reunião com os moradores da região.

“Enquanto eu estiver em Brasília, usem a minha posição lá. Utilizem os meus contatos. Essa história da habitação, das casas, o Eliseu [Arantes, que na época presidia a associação de moradores] me endereçou há uma semana, perto do réveillon. Eu liguei para o presidente da Caixa Econômica para saber se era verdade que o governo federal estava envolvido nisso. O presidente da Caixa não estava nem sabendo disso”, diz Wajngarten no vídeo, no qual se diz à disposição dos presentes.

Dias depois, a Caixa, na época presidida por Pedro Guimarães, negou financiamento para o conjunto habitacional da Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, que atende a população mais pobre.

causa própria. O que nós não sabíamos é que essa postura criminosa contribuiu inclusive para a morte de dezenas de pessoas e milhares de desabrigados no litoral norte”, afirma Boulos.

“Infelizmente, não podemos recuperar as vidas perdidas nesta tragédia, mas podemos —e temos a obrigação moral— de apontar os responsáveis pelo descaso”, completa.

Wajngarten tem negado qualquer interferência contra as casas populares e tem dito que seria favorável caso o projeto contemplasse saneamento básico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *