Barra do Piraí tem sábado marcado por práticas do “Dezembro Vermelho”
No sábado, 02, a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a ação do “Dezembro Vermelho”, das 9 às 13 horas, na Praça Nilo Peçanha, no Centro. O mês é marcado pela luta contra o HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), e durante o evento foi disponibilizado para a população testes rápidos para HIV, Sífilis (com agendamento de exames para o tratamento se necessário), hepatite B e C, distribuição de folder, preservativos e vacinações.
A campanha teve origem a partir da lei nº 13.504/2017 e foi instituída com o objetivo de ter um período do ano destinado a enfatizar a importância da luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs. Devido a isso, o mês de dezembro é um “palco” de divulgações e práticas que dizem respeito à prevenção e, principalmente, o auxílio de pessoas que possuam qualquer IST. Em Barra do Piraí, o propósito foi fazer uma mobilização ampla, efetiva e com grandes resultados, similar ao sucesso das campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul.
Para marcar a data, a psicóloga do programa IST/HIV, Consuelo Cardoso, em conformidade com a coordenadora do programa, Rosângela Bonifacio, declarou as atividades que foram feitas. “No dia dois, a Praça Nilo Peçanha sediou o evento referente ao combate às ISTs. Lá nós orientamos e conscientizamos a população barrense com informações adequadas e corretas sobre o HIV e as demais infecções. Para nós esta realização é muito importante, pois através dela conseguimos atingir uma parcela da população que, por algum motivo, têm dificuldades para chegar até nós. A conscientização e a prevenção são fundamentais e é isso que nós defendemos”, expõe a psicóloga.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, afirma que o “Dezembro Vermelho” é, acima de tudo, sobre prevenção e cuidados. “Como eu sempre digo: a saúde é o nosso bem mais precioso e, por isso, precisamos cuidar dela. As campanhas realizadas pela Saúde ao longo do ano são um meio de alertar a população e propagar ensinamentos. Não tenho dúvida que o sábado foi um sucesso”, finaliza o chefe do Executivo.