14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Bancos iniciarão novo mutirão nacional de renegociação de dívidas no dia 1º de março

Vai começar no próximo dia 1º mais um mutirão nacional de negociação de dívidas com bancos. Durante todo o mês de março, consumidores terão descontos e prazos especiais para o pagamento de débitos. Cada instituição financeira vai estabelecer as regras e as condições oferecidas aos clientes.

A iniciativa é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

Segundo a Febraban, poderão ser negociadas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo consignado e outras modalidades de crédito que estejam em atraso com bancos ou financeiras. Ficarão de fora, no entanto, débitos que tenham bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis.

— A renegociação de dívida costuma ocorrer por meio de alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, obtenção de recursos adicionais ou, ainda, migração para outras modalidades de crédito mais baratas. O consumidor também terá acesso a uma série de conteúdos que podem ajudá-lo a ter uma relação mais saudável com suas finanças — explicou Amaury Oliva, diretor executivo de Cidadania Financeira da entidade.

Como negociar?

A lista de bancos e instituições financeiras participantes da iniciativa já está disponível no site da Febraban. A negociação poderá ser feita diretamente com a instituição, usando seus canais oficiais, ou pelo portal Consumidor.gov.br. Para acessar, será preciso ter conta de nível prata ou outro no sistema gov.br.

Além disso, no site do mutirão o consumidor poderá assistir a vídeos que explicam como abrir o pedido de negociação. No portal, ainda será possível acessar conteúdos sobre orientação financeira. Um dos materiais explica como usar o Registrato, sistema do Banco Central que reúne, entre outros recursos, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em nome do consumidor com as instituições financeiras.

Passo a passo:

1. Ao acessar o Registrato (registrato.bcb.gov.br/), o consumidor poderá consultar empréstimos e financiamentos existentes em seu nome e outras informações de seu relacionamento com as instituições financeiras, como contas-correntes, investimentos e chaves Pix. O acesso será feito via conta gov.br.

2. Depois, poderá utilizar uma das planilhas gratuitas disponíveis no portal Meu Bolso em Dia, da Febraban, para descobrir o valor com que poderá contar para pagar suas dívidas. Elas já estarão prontas, com as fórmulas de cálculos feitas. Bastará inserir as entradas e as saídas de dinheiro para ter raios-X das finanças.

3. Na negociação com a instituição credora, o consumidor deverá informar a dívida que pretende quitar e perguntar quais serão as condições oferecidas para a sua quitação. Se concordar com o que foi proposto, um acordo de negociação será assinado. Caso não concorde, poderá fazer contrapropostas para chegar a um acordo que caiba no seu bolso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *