Aula prática do ‘Saúde com Agente’ é realizada em Itaperuna, RJ

Em Itaperuna, RJ, foi realizada mais uma aula prática do projeto “Saúde com Agente”, uma parceria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com Ministério da Saúde e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

As parcerias trabalham oferecendo o curso técnico em “Agente Comunitário de Saúde”, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS); e Curso Técnico em “Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias”, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Segundo informações do site do Ministério da Saúde, a iniciativa visa melhorar os indicadores de Saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.

O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar as pessoas, que necessitam de atendimento. Além de atividades presenciais, os participantes do projeto utilizam a plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes em todo o Brasil.

Marcelo Poeys, secretário Municipal de Saúde, falou um pouco sobre a aula prática. “As turmas das receptoras Denyse, Aline e Erika receberam o enfermeiro Douglas para aula prática de primeiros-socorros. Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com o palestrante, que sanou algumas dúvidas, além da troca de experiências entre os profissionais, que foi muito importante. Agradeço a todos os envolvidos no projeto, assim como agradeço ao prefeito Alfredão e ao vice-prefeito Nel, que vem trabalhando com afinco pelo nosso município”, finaliza o secretário.

Acompanhe as notícias e informações sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias, pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *