Angra e Petrópolis vão testar sistema de alerta contra desastres que emitirá aviso via celular em áreas em risco
Angra dos Reis e Petropolis foram as cidades-piloto fluminenses selecionadas para implementar o Defesa Civil Alerta, serviço que utilizará a tecnologia Cell Broadcast para alertar a população sobre o riscos de desastres naturais.
O novo sistema foi apresentado esta semana pelo governo federal, cujo cronograma para a efetiva implementação decorreu a partir da Lei 9.740/2022, de autoria da deputada Célia Jordão, que criou o projeto no Estado do Rio e que hoje é referência nacional.
Os testes acontecerão neste sábado, dia 10/08, a partir das 15h, na sede da Defesa Civil de Angra, via canal de alerta extremo, ou seja, uma mensagem com POP UP e som de sirene darão início à utilização real do sistema.
A previsão é que o projeto fique em teste por 30 dias para possíveis ajustes no sistema e por fim, a implementação
Como vai funcionar
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório. No aparelho, o aviso vai se sobrepor a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário. O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso.
Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes, inclusive turistas, que estejam passando pelo local vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.
Sugestão de entrevistados
Deputada Célia Jordão, autora da lei que criou a implementação do sistema no Estado do Rio
Fábio Junior, coordenador da Defesa Civil de Angra dos Reis, cidade-piloto dos testes do sistema.
Local do teste
Av. Almirante Júlio Cesar de Noronha, 271. São Bento, Angra dos Reis.