Android terá ‘modo ladrão’ que bloqueia tela do celular caso alguém o arranque de sua mão

Chamado de ‘Theft Detection Lock’, recurso usa IA para identificar movimentos que possam indicar roubo. Segundo a empresa, ele estará disponível ainda este ano em smartphones com Android 10 ou superior.

Homem com celular na mão na região central de São Paulo

Google anunciou um recurso para o Android que funciona como uma espécie de “modo ladrão”. A novidade, criada para combater roubos, poderá bloquear a tela do celular ao identificar que alguém arrancou o aparelho de sua mão abruptamente.

Chamada de “Theft Detection Lock” (“bloqueio de detecção de roubo”), a novidade foi revelada durante o Google I/O, evento anual da empresa para desenvolvedores, e estará disponível ainda este ano em dispositivos a partir do Android 10, segundo a empresa

“Esse recurso usa a inteligência artificial do Google para detectar se alguém arranca seu telefone de sua mão e tenta correr, andar de bicicleta ou ir embora”, explica a gigante das buscas.

Com isso, o “Theft Detection Lock” será útil em casos como o da “gangue da bicicleta”, em que criminosos atacam pedestres distraídos para roubar aparelhos celulares. A ação se tornou frequente especialmente na região central da cidade de São Paulo.

Também no evento, a empresa anunciou mais medidas contra roubo e furto do smartphone. A tela do dispositivo passará a será bloqueada quando o sistema identificar muitas tentativas de autenticação sem sucesso.

O acesso aos conteúdos do celular também será trancado caso o criminoso tente desconectar o aparelho por várias vezes seguidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *