25 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

ALERJ entrega Medalha Tiradentes ao jornalista Magnavita

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro concedeu a Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Casa, ao jornalista Cláudio Magnavita, em uma cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (20/06) no Palácio Tiradentes. A iniciativa partiu do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União), em reconhecimento às significativas contribuições de Magnavita para a indústria da mídia no Brasil.

Ao receber a homenagem, Magnavita comentou a importância histórica do Correio do Amanhã, e que no Plenário Barbosa Lima Sobrinho ecoaram debates que moldaram a história: “Hoje, o Correio do Amanhã é um dos poucos jornais brasileiros ainda sob a tutela de um jornalista, em um período de extrema polarização. O papel do jornal impresso é crucial na distinção entre o verdadeiro e o sensacionalismo. Essas homenagens são um incentivo para continuarmos a defender uma política responsável. O Correio do Amanhã persiste, resgatando o jornalismo sério e responsável, consciente de que seu público tem família e valores que merecem ser respeitados”, afirmou.

Bacellar elogiou o trabalho de Magnavita em reestruturar o centenário Correio do Amanhã, e brincou afirmando que era difícil enfrentar o jornalista na caneta, reforçando que o homenageado tem uma história marcada por disposição para trabalhar. ‘É com imenso prazer que homenageamos o jornalista Cláudio Magnavita, concedendo-lhe a maior honraria desta casa, reforçando nosso compromisso com a imprensa. Seu trabalho reestruturou o centenário Correio do Amanhã. É crítico, mas acima de tudo um verdadeiro defensor da boa política e estado democrático de direito. Em nome dos deputados, reconhecemos sua contribuição indiscutível ao jornalismo brasileiro’, destacou.

Presente na solenidade, o governador Cláudio Castro afirmou que muitas vezes o jornalista vai contra a corrente da grande mídia, que atualmente é refém das redes sociais, e agradeceu pela política que defende o Rio de Janeiro: “O Correio da Manhã é hoje o jornal que mais leva o Rio de Janeiro para o Brasil, e faz a diferença ao oferecer uma opinião isenta, sendo um veículo corajoso no Estado. Precisamos de mais informação e menos polarização, mais críticas construtivas e menos fake news”.

Coautor do projeto, o deputado Munir Neto enfatizou a seriedade e competência de Magnavita no jornalismo: ‘Testemunhar a evolução e o fortalecimento dessa verdadeira instituição que é o Correio do Amanhã é presenciar a história sendo escrita. Sua liderança nessa trajetória demonstra coragem e visão incomparáveis’, declarou.

O presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Octávio Costa, destacou que Magnavita teve a coragem de retomar o jornal Correio do Amanhã e ganhou a força que tinha no passado, indo na contramão da realidade já que muitos falam do fim do impresso e afirmou que isso traz alegrias e disposição para lutar pelo jornalismo bem-feito e profissional.

Prêmio Barbosa Lima Sobrinho

Durante a cerimônia, o deputado Rodrigo Amorim (PTB) também entregou para Magnavita o diploma do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo, que reconhece contribuições notáveis para o desenvolvimento da imprensa no Estado do Rio de Janeiro: “A liberdade de imprensa é fundamental em tempos como os atuais, onde precisamos fortalecer cada vez mais esse princípio. A entrega desta medalha, deste prêmio para Magnavita, que hoje protagoniza esta noite festiva na Assembleia Legislativa, é uma homenagem merecida tanto para ele quanto para o Correio da Manhã’, afirmou.

Exposição

Após a sessão solene, foi inaugurada a Exposição das Primeiras Páginas históricas do Correio da Manhã, com registros de fatos relevantes nestes 123 anos do Correio da Manhã, que retornou em 2019 e hoje faz parte dos formadores de opinião do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *