Alckmin lidera comitiva de ministros em viagem a Arábia Saudita e China

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, embarca neste sábado (1/6) para Arábia Saudita e China,  liderando uma delegação brasileira de ministros e empresários que busca fortalecer laços, estabelecer cooperação em várias  áreas e abrir mercados para produtos brasileiros.

“Os sauditas têm demonstrado grande interesse em investir no Brasil, e a China é hoje o principal destino de nossas exportações”, avalia Alckmin. “Teremos uma agenda intensa com autoridades, empresários e investidores e esperamos trazer na bagagem de volta bons acordos e boas  perspectivas de negócios para as empresas brasileiras”.

O principal destaque da agenda é a sétima reunião, em 6 de junho, da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), instrumento de negociação entre Brasil e China criado no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004. A COSBAN permite negociações de alto nível em diversos setores.

O ano de 2024 marca os 20 anos do mecanismo de diálogo e os 50 anos de estabelecimento de relações bilaterais.

Além disso, a agenda prevê encontros, seminários e negociações, que abarcam as áreas de indústria, infraestrutura, comércio e investimentos, em um desdobramento das viagens oficiais feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos dois países, em 2023.

Em Pequim, fórum empresarial organizado pelo MDIC, ApexBrasil, Itamaraty, MOFCOM (Ministério do Comércio da China) e China Council for the International Investment Promotion – CCIIP, terá a presença de 400 empresários, entre brasileiros e chineses, para debater parcerias e celebrar as cinco décadas de relações bilaterais.

Na China, Alckmin também irá encontrar-se com o vice-presidente chinês, Han Zheng, que copreside a COSBAN ao lado do vice brasileiro. Em Riade, na Arábia Saudita, manterá encontro bilateral com o ministro de Investimentos, Khalid Al Falih, e com o ministro da Defesa, príncipe Khalid bin Salman.

A agenda saudita inclui ainda reuniões com empresários e fundos de investimento dos dois países, em que participam BNDES, CNI, ApexBrasil e ABDI.

Comitiva

Além de Alckmin, compõem a comitiva brasileira os ministros Rui Costa (Casa Civil) Simone Tebet (MPO), Carlos Fávaro (MAPA), Wellington Dias (MDS), Márcio França (MEMP) e Paulo Teixeira (MDA), além dos presidentes da ApexBrasil, Jorge Viana, e da ABDI, Ricardo Cappelli.

Pelo MDIC, participam da viagem o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, e a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres. A delegação será integrada por Nelson Barbosa, diretor de Planejamento e estruturação de projetos do BNDES, e por Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *