14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Aberta seleção de projetos de pesquisa na América do Sul

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), publicou nesta segunda-feira, 8 de julho, o edital nº 16/2024 de seleção para até 15 projetos conjuntos de pesquisa no âmbito da parceria entre a Fundação e a Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), que reúne 41 instituições públicas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. A cooperação prevê intercâmbio científico em temas estratégicos e mobilidade acadêmica de pós-graduandos, pesquisadores e professores dos seis países participantes. 

 

Ao todo, serão investidos até R$ 20,8 milhões e cada proposta selecionada receberá, no máximo, R$ 1,3 milhão, a serem transferidos ao longo de quatro anos. Os recursos são destinados à manutenção, missões de trabalho e concessão de bolsas. O coordenador brasileiro do projeto, porém, poderá buscar outras fontes de financiamento públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, complementares à oferecida pela Capes. 

 

O prazo para apresentação dos projetos vai até 30 de agosto, exclusivamente pelo formulário de inscrição disponível no endereço: www.inscricao.capes.gov.br. Após as análises e seleção das propostas, os resultados devem ser publicados no final de dezembro. O início das atividades será em janeiro e a concessão das bolsas, em março de 2025. 

 

A propostas devem ser bilaterais, com participação de instituições brasileiras e de universidades integrantes da AUGM, ou multilaterais, envolvendo três ou mais universidades de três países. Neste caso, os projetos no Brasil poderão ter até duas instituições além da principal. 

 

A iniciativa vai auxiliar o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira e de criação de redes de pesquisa. O acordo de cooperação entre a Capes e a AUGM foi assinado em março por Denise Pires de Carvalho, presidente da Fundação, e Osvaldo Corrales, presidente da Associação, durante a CRES+5, reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES), em Brasília. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *