28 de janeiro de 2026
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Forças de segurança do Rio realizam operação contra facção criminosa na Zona Norte

Ação das polícias Civil e Militar mira integrantes do Comando Vermelho envolvidos em homicídios, roubos e tráfico; há um preso até o momento

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das polícias Civil e Militar, realiza nesta quarta-feira (28/01) uma grande operação contra integrantes da facção criminosa Comando Vermelho na Zona Norte do Rio. A ofensiva ocorre nas comunidades do Ipase, em Vila Kosmos, Juramentinho e Trem, e tem como foco criminosos envolvidos em homicídios, roubos e crimes ligados ao tráfico de drogas. Até o momento, um suspeito foi preso.

– O Estado não vai recuar diante do crime organizado. Nossas forças estão atuando de forma integrada para prender criminosos violentos, retirar armas e drogas das ruas e devolver tranquilidade à população. Essa é uma determinação clara do nosso governo – afirma o governador Cláudio Castro.

A ação é resultado de investigações conduzidas pela 27ª Delegacia de Polícia (Vicente de Carvalho), que identificaram a atuação violenta do grupo criminoso na região, incluindo a instalação de barricadas, a intimidação de moradores e a imposição de serviços controlados pela facção. Segundo os levantamentos, os suspeitos também promovem disputas territoriais com grupos rivais, especialmente no entorno de Irajá.

A operação tem como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão, além de checar informações de inteligência sobre locais usados para esconder armas e drogas e recuperar veículos e cargas roubadas. Entre os principais alvos estão cinco criminosos apontados como responsáveis pela tortura e pelo homicídio de um jovem ocorrido no ano passado dentro da comunidade do Ipase.

Participam da ofensiva policiais civis do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), do Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). A Polícia Militar atua por meio do Comando de Operações Especiais (COE), incluindo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Batalhão de Choque e o Grupamento de Salvamento e Resgate (Gesar).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *