Reforma da quadra de tênis da Rocinha com recursos da contrapartida social da lei de Incentivo reforça compromisso com a comunidade

Conhecida como uma das maiores comunidades do Brasil, a favela da Rocinha, com mais de 70 mil moradores, recebeu nesta quinta-feira a reforma completa da quadra de tênis onde são realizadas aulas de projetos sociais, como a escolinha de Tênis Fabiano de Paula. A melhoria  foi promovida pelo Rio Open, o maior torneio de tênis da América Latina, com recursos da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro.

– A revitalização da quadra de tênis na Rocinha é um exemplo do impacto positivo da Lei de Incentivo ao Esporte na comunidade. Este investimento não apenas melhora a infraestrutura esportiva, mas também cria oportunidades para que mais jovens se envolvam com o esporte e se beneficiem dos projetos sociais, como a Escolinha de Tênis Fabiano de Paula – destacou Rafael Picciani, Secretário de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.

A reforma da quadra faz parte dos esforços contínuos da Secretaria de Esporte e Lazer para expandir o acesso ao esporte em diversas regiões do estado, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento esportivo e a inclusão social por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A quadra, localizada na Rua Portão Vermelho, agora oferece melhores condições para as aulas gratuitas que atendem centenas de alunos.

– Estamos extremamente orgulhosos de contribuir para o desenvolvimento do esporte na Rocinha. Acreditamos que essa melhoria não apenas proporcionará uma infraestrutura de qualidade para os jovens atletas, mas também servirá como um incentivo para que mais crianças e adolescentes se envolvam com o tênis. O Rio Open é mais do que um torneio, é uma plataforma de transformação social – ressaltou Marcia Casz, Diretora do Rio Open.

Rio Open Ace – o pilar social

O Rio Open Ace é o pilar social do torneio, centrado no poder do esporte como uma ferramenta de inclusão e transformação social. Desde 2015, o programa tem se dedicado ao desenvolvimento pessoal e profissional de crianças e jovens, colaborando com projetos sociais e impactando mais de 900 famílias.

Essas iniciativas contribuem para a redução das desigualdades sociais e acontecem ao longo de todo o ano através de diversas ações como o Torneio Winners, o treinamento de boleiros, os cursos de encordoamento (certificado pela ERSA – European Racquet Stringers Association) e as doações de materiais aos projetos apoiados.

 Alexander Zverev confirmado na 11ª edição do Rio Open

Sempre em busca de inovações, o Rio Open anunciou um nome de peso para o line-up de 2025. Novidade no maior torneio de saibro das Américas, Alexander Zverev, atual número 4 do mundo e finalista em Roland Garros 2024, já está confirmado na 11ª edição do ATP 500 carioca, que será disputada entre os dias 15 e 23 de fevereiro.

Zverev é um dos nomes mais consolidados da sua geração. O alemão chamou a atenção com o seu tênis vistoso desde jovem, tendo sido número 1 do mundo no juvenil e eleito por seus companheiros da ATP como a revelação da temporada de 2015 aos 18 anos. Sascha, como é conhecido, é dono de 22 títulos, com destaques para o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, dois ATP Finals e seis Masters 1000.

O Rio Open chega à sua décima primeira edição tendo apresentado em sua galeria de campeões nomes como Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere, Cristian Garin, Carlos Alcaraz, Cameron Norrie e Sebastián Báez. E não é só! Entre os tenistas que já estiveram no top 10 do ranking da ATP, o Rio Open também viu em ação Kei Nishikori, Jo-Wilfried Tsonga, John Isner, Marin Cilic, Gael Monfis e Fabio Fognini.

O Rio Open é uma realização da IMM com o apoio do Instituto Carioca de Tênis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *