26 de setembro de 2026
DESTAQUENotíciasRio-EstadoRio-Governo

Governo do Estado, BNDES e COPPE/UFRJ firmam parceria para estudos de expansão e integração do metrô

A cooperação assinada pelo governador em exercício, desembargador Ricardo Couto, inclui a ampliação das Linhas 2, 3 e 4
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio das secretarias da Casa Civil e de Transporte e Mobilidade Urbana, assinaram, nesta sexta (25/09), um Acordo de Cooperação Técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a COPPE/UFRJ para a articulação e o desenvolvimento de estudos técnicos voltados à expansão e à integração do sistema metroviário. A cooperação contempla a estruturação de estudos para a expansão da Linha 2, no trecho Estácio–Praça XV, e da Linha 4, entre Jardim Oceânico, Terminal Alvorada e Recreio, além da implantação da Linha 3, conectando Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo.

– Esta parceria representa um passo importante para avançarmos no planejamento do transporte público do Rio de Janeiro, aprofundando o conhecimento sobre as possibilidades de expansão e integração do sistema metroviário. A partir desses estudos, teremos elementos técnicos mais consistentes para subsidiar as futuras decisões do Estado.  Vamos buscar o melhor projeto possível – explicou o governador. 

Os estudos da Linha 3 já foram iniciados pela COPPE/UFRJ e contam com resultados preliminares, ainda em fase de avaliação, sobre possíveis alternativas de traçado. A análise considera diferentes aspectos técnicos e territoriais que deverão subsidiar as próximas etapas de definição do projeto.

O secretário de Fazenda, Guilherme Mercês, lembrou que, além dos estudos sobre o metrô, está em andamento uma renegociação da dívida do Estado com o BNDES, buscando uma redução de custos e um alongamento dos prazos para dar ao Estado margem para investimentos.

– Os assuntos se conectam, porque estamos fazendo um trabalho de corte de despesas e de aumento da receita, mas o crescimento consolidado da arrecadação só virá com o desenvolvimento econômico. E projetos como esse são essenciais nesse trabalho – afirmou Mercês.

O trabalho também terá uma abordagem integrada dos aspectos socioeconômicos e ambientais, com o objetivo de avaliar os impactos e as oportunidades de desenvolvimento associados à implantação do novo eixo metroviário nos territórios atendidos.

– A expansão de meios estruturantes como o metrô vai alavancar o transporte e o desenvolvimento – avaliou a secretária de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem.

A parceria reúne a capacidade técnica e institucional dos órgãos envolvidos para aprofundar o conhecimento sobre as alternativas de expansão da rede e subsidiar futuras decisões relacionadas ao planejamento da mobilidade metropolitana.

– Para nós, retomar o diálogo e a parceria com o Estado do Rio é muito importante e agora isso está sendo possível – disse Nelson Barbosa, diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES.

Também estiveram na reunião o secretário de Estado de Segurança Institucional e presidente do Instituto Rio Metrópole, Roberto Leão, a superintendente da área de Soluções para Cidades do BNDES, Luciene Machado, e o professor da COPPE/UFRJ, Gladyston Mattos Ribeiro.