XI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário acontece em 13 e 14 de junho

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai realizar, nos dias 13 e 14 de junho, o XI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário (XI SPES). O evento é promovido desde 2014 com o objetivo de debater e promover a gestão pública sustentável, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O seminário online, que será transmitido pelo canal do STJ no YouTube, vai reunir membros das cortes superiores e de instituições dos outros Poderes, especialistas do setor público e de entidades privadas, bem como representantes da sociedade civil.

A abertura, na manhã do dia 13, contará com a presença de autoridades do Judiciário e do TCU. As inscrições estarão disponíveis na primeira semana de junho.

O evento contará com palestra de abertura, oito painéis e quadros complementares (“Histórias que transformam”, “Pílula de caso prático”, “Inovação e sustentabilidade”), todos compostos exclusivamente por mulheres. A paridade racial das convidadas também foi observada na composição do evento.

Ao longo das dez edições anteriores, o SPES se tornou referência em sustentabilidade na gestão pública e foi palco de importantes debates, como os que originaram a Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pioneira na definição da política de sustentabilidade no Poder Judiciário.

Dois dias de programação intensa

O primeiro painel do dia 13, às 14h, terá o tema “Balanço de sustentabilidade do Poder Judiciário”. A diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Gabriela Soares, vai apresentar o ranking dos tribunais no Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), importante componente do Prêmio CNJ de Qualidade. O painel também contará com a participação da especialista em sustentabilidade Adriana Moreira Tostes Ribeiro.

Na mesma tarde, haverá ainda dois outros painéis: “Ações de equidade como critério para desempate nas licitações” e “Inovação na gestão de contratos de terceirização”.

No dia 14, a programação começa às 9h, com o painel “Contratação de cooperativas na reciclagem de resíduos urbanos”. Os demais painéis serão sobre “Análise do ciclo de vida nas licitações”, “Agenda transversal ambiental PPA 2024-2027”, “O PLS como diretriz de governança de contratações” e “Elas na economia circular”.

Mais informações podem ser obtidas na Assessoria de Gestão Sustentável do STJ, pelos telefones (61) 3319-6754 / 6781.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *