10 de julho de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

VNL Masculina 2025: resumo e destaques da primeira semana do torneio

A Polônia foi o único time 100%, enquanto o Brasil teve três vitórias e uma derrota. Confira os detalhes!

A primeira semana da Liga das Nações de Vôlei (VNL) Masculino 2025 chegou ao fim neste domingo (15). Ao todo, 18 países estão na disputa pelo título, e alguns destaques já chamaram a atenção, inclusive do Brasil.

Os times foram divididos em três grupos de seis, com cada grupo atuando em um local diferente. Na primeira semana, as partidas foram realizadas no Rio de Janeiro, na República Popular da China e no Canadá.

Cada seleção disputou quatro jogos e, até o fim da primeira fase da VNL 2025, disputará mais oito. Assim, com 12 partidas completadas, os sete melhores classificados, mais o país-sede das finais, a República Popular da China, avançam ao mata-mata.

A seguir, confira os destaques da primeira semana da VNL Masculina 2025.

Polônia em alta e desfalques importantes
O grande time da primeira semana da VNL Masculina 2025 foi a Polônia, uma das grandes potências da modalidade e forte candidata ao título.

O país foi o único a vencer os quatro jogos que disputou, atuando na República Popular da China e vencendo Países Baixos, Japão, Turquia e Sérvia. Com os resultados, a equipe sai como líder da etapa inicial da competição.

A Polônia vem de grandes resultados em torneios de seleções. Na última temporada, foi terceira colocada na Liga das Nações e, nos Jogos Olímpicos Paris 2024, terminou com a medalha de prata, parando apenas na final contra a França, dona da casa.

Outro ponto de destaque da primeira semana foram os desfalques que inúmeras seleções tiveram. Por conta do forte calendário de competições de seleções, com Paris 2024 no ano passado e Campeonato Mundial a ser disputado em 2025, no mês de setembro, mesclado com os compromissos dos jogadores com seus clubes ao longo do ano, vários técnicos optaram por dar descanso a alguns atletas na primeira semana.

Foram os casos da França, com estrelas como Earvin Ngapeth e Genia Grebennikov; Itália, que não contou com Alessandro Michieletto; Japão, sem Yuki Ishikawa, Ran Takahashi e Yuji Nishida; e a própria Polônia, que mesmo dando descanso aos jogadores que participaram de Paris 2024, conseguiu ótimos resultados.

O Brasil também teve seus desfalques, com destaque para o ponteiro Ricardo Lucarelli, poupado para seguir tratamento no ombro antes de voltar às quadras para defender o país.

O desempenho do Brasil na primeira semana da VNL Masculina 2025
O Brasil jogou em casa na primeira semana da VNL Masculina 2025, disputando as partidas no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O balanço final foi positivo, com três vitórias e apenas uma derrota.

O desempenho teve momentos de oscilações, principalmente na derrota para Cuba e na vitória de virada sobre a Ucrânia, após sair perdendo por 2 sets a 0. Contra República Islâmica do Irã e Eslovênia, porém, os triunfos foram categóricos.

Diante da Eslovênia, o resultado foi até acima do esperado, já que os rivais vinham invictos e são uma das forças do vôlei masculino atualmente, tendo chegado à semifinal da VNL ano passado, além de ter avançado ao mata-mata em Paris 2024.

Iniciando mais um ciclo à frente da seleção masculina, o técnico Bernardinho analisou o desempenho da equipe na primeira semana da competição e elogiou as atuações. Vale destacar que o elenco nacional conta com diversas caras novas, já que referências, como o levantador Bruninho e o central Lucão, não fazem mais parte da seleção.

“O balanço dessa primeira etapa é positivo. Passamos por momentos de dificuldade e conseguimos reverter. Teremos grandes adversários pela frente, muitos desafios. Agora é relaxar nesses dois dias de folga, voltar a treinar e partir pra Chicago, onde vamos ter pedreiras, como Polônia e Itália. Faz parte do processo de crescimento do time. Eles nunca tinham jogado em uma atmosfera como a do Maracanãzinho, mas responderam bem, com vontade e determinação”, disse o treinador.

Destaques individuais do Brasil
Entre as atuações individuais da primeira semana da VNL Masculina 2025, Fernando Cachopa liderou entre os levantadores das 18 equipes, realizando 125 levantamentos bem-sucedidos.

Quem também liderou as estatísticas individuais entre todas as equipe foi o líbero Maique, primeiro colocado no ranking de melhores defensores, com 38 ações realizadas com sucesso.

Por fim, o central Judson não foi o líder geral em sua função, porém, teve o melhor desempenho da seleção brasileira nos fundamentos de saque, bloqueio, além de ter o maior número de pontos totais marcados no time.

Confira os destaques individuais da primeira semana da VNL Masculina 2025
Em relação aos números individuais, confira os líderes das estatísticas e as posições dos melhores atletas brasileiros nos principais fundamentos.

Melhores pontuadores
Marlon Yant (CUB): 87
Illia Kovalov (UKR): 73
Filip John (GER): 73
Judson (BRA): 46
Melhores bloqueadores
Simon Torwie (GER): 18
Giovannimaria Gargiulo (ITA): 13
Yurii Semeniuk (UKR): 13
Fynnian McCarthy (CAN): 13
Judson (BRA): 10
Melhores sacadores
Ramazan Mandiraci (TUR): 8
Simeon Nikolov (BUL): 8
Vasyl Tupchii (UKR): 8
Poriya Khanzadeh (IRI): 8
Filip John (GER): 8
Judson (BRA): 6
Melhores defensores
Maique (BRA): 38
Martinez Franchi (ARG): 37
Zongshuai Qu (CHN): 35
E TAMBÉM | Liga das Nações de Vôlei (VNL) 2025: confira a lista de convocados da seleção masculina do Brasil

Quando o Brasil volta a jogar pela VNL Masculina 2025?
O Brasil ainda tem oito compromissos pela primeira fase da VNL Masculina 2025 e busca a classificação ao mata-mata. Confira o calendário de jogos da seleção, de acordo com o horário de Brasília:

25 de junho – Brasil x Canadá – 18h – Chicago, Estados Unidos
26 de junho – Brasil x República Popular da China – 18h – Chicago, Estados Unidos
28 de junho – Brasil x Itália – 18h – Chicago, Estados Unidos
29 de junho – Brasil x Polônia – 18h – Chicago, Estados Unidos
16 de julho – Brasil x Argentina – 00h – Chiba, Japão
18 de julho – Brasil x Japão – 7h20 – Chiba, Japão
19 de julho – Brasil x Turquia – 3h30 – Chiba, Japão
20 de julho – Brasil x Alemanha – 2h30 – Chiba, Japão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *