25 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Verme da meningite é encontrado em caramujo em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; município teve uma morte pela doença

O verme causador da meningite eosinofílica foi encontrado em um caramujo que foi coletado no bairro Ipiranga, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A confirmação foi feita pelo Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz, depois de uma morte pela doença no município.

A solicitação de investigação foi feita pela Secretaria de Saúde da cidade, em abril desse ano. O verme foi detectado em uma espécie conhecida como Lolô ou Aruá.

A infecção humana acontece quando as pessoas ingerem o muco liberado pelo caramujo, que pode estar em algum vegetal mal lavado. O principal sintoma é dor de cabeça e, em alguns casos, distúrbios visuais, enjoo, vômito, dormência e formigamento.

De acordo com a bióloga da UERJ Sônia Barbosa, para evitar a contaminação é necessária a lavagem adequada dos alimentos.

“Uma das formas de contaminação é a ingestão das larvas que podem estar presentes no muco que esse animal produz. Outra forma muito importante é evitar o acúmulo de entulhos, sujeiras e jogar lixo orgânico em terrenos baldios”, explica ela.

A Secretaria Estadual de Saúde disse que não foi notificada sobre esse caso, mas vai mobilizar uma equipe técnica para apurar com a vigilância epidemiológica do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *