Vazamento de produto químico provoca evacuação em unidade do Inca em Vila Isabel, Zona Norte do Rio
Hospital do Câncer III (HCIII), unidade hospitalar do Instituto Nacional de Câncer (INCA) localizada em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, teve que ser evacuada na tarde desta terça-feira após vazamento de produto químico considerado perigoso no quarto andar do prédio.
— Não chegou a ser um incêndio, foi um produto perigoso, que nós chamamos de ácido nítrico, houve um vazamento que produziu uma fumaça muito grande e isso assustou muito as pessoas foi contido rapidamente, os bombeiros chegaram muito rápido até porque são muito próximos aqui. Também não houve dano a ninguém. A gente tinha uma cirurgia em sala que foi terminada rapidamente a paciente já se retirou e por medidas de segurança nós tiramos todos os pacientes internados estamos transferindo pra unidade quatro eles vão ficar lá essa noite. O prédio a princípio já está liberado a maior parte dele, mas a gente não vai ter cirurgia hoje. Provavelmente não vai ter cirurgia amanhã também por conta disso. Até a gente ter realmente o hospital voltando ao funcionamento normal — disse Marcelo Bello, diretor do hospital, em entrevista ao RJTV da Rede Globo.
O HCIII é especializado no tratamento do câncer de mama. O atendimento na unidade inclui procedimentos como cirurgias, quimioterapia, hormonioterapia e radioterapia. A unidade possui também serviço de Pronto Atendimento. O Hospital do Câncer IV (HC IV) para onde, segundo Bello, os pacientes do HCIII foram transferidos, fica ao lado da unidade onde ocorreu o problema. O HCIV é dedicado a cuidados paliativos na estrutura do INCA, sendo responsável pelo atendimento a pacientes encaminhados de outras unidades do Instituto.