20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Unidades de saúde de Mesquita realizaram mais de 403 mil atendimentos desde 2022

Entre os registros mais efetuados estão os de cuidado com a pressão arterial, com a aceleração do metabolismo e a supervisão de gravidez

O acesso à educação, assistência social e saúde de qualidade é direito de todos. Essa é uma das formas de avançar em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. Na área da saúde, por exemplo, Mesquita vem ganhando bastante destaque. Com dez unidades voltadas para a saúde da família e outras quatro também para serviços primários, a cidade registrou mais de 403 mil atendimentos, desde janeiro de 2022 até agora. Entre eles, estão os de cuidado com a pressão arterial, com a aceleração do metabolismo e a supervisão de gravidez.

Os tratamentos de hipertensão, de fato, estão em maior número. A marca de 61 mil é ultrapassada quando o assunto é esse. Da mesma forma, a procura pela atuação para controlar a diabetes é requisitada, representando quase 24 mil atendimentos. O monitoramento no período da gestação ocupa o terceiro lugar nessa lista. Ao todo, foram mais de 15 mil consultas realizadas entre o primeiro mês do ano passado até este mês.

Esses dados são de uma ferramenta desenvolvida pela Subsecretaria Municipal de Tecnologia da Informação, intitulada Sonar PEC 2.0. “A proposta desse sistema é qualificar e higienizar os cadastros das unidades de saúde. Em uma plataforma simples e organizada para análise de dados, a compreensão se torna ainda maior. E o melhor de tudo: com todas as informações obtidas em tempo real. Ou seja, a cada mudança, esse sistema vai atualizando”, especifica Ronald Henrique Ferreira de Almeida, subsecretário da pasta.

Outro objetivo é dar mais clareza aos processos públicos pela população, que também poderá visualizar outras informações, como os tipos, formatos e números de atendimentos realizados em cada unidade. Por isso, esse sistema será disponibilizado, em breve, no Portal de Transparência do município (https://transparencia.mesquita.rj.gov.br/), onde é possível ainda encontrar diversos dados e documentos referentes à gestão pública. Além de ter acesso a serviços como o rastreamento da coleta de lixo, à atendente virtual MIA, ao Procon, Colab, entre outros.

“Vale ressaltar que as equipes da saúde conseguem acessar esse sistema e já estão fazendo uso dele. Inclusive, em um mês de teste, mais de 10 mil cadastros foram feitos com mais agilidade e eficiência. Porque ficou bem mais simples para consultar os dados internos e dos pacientes”, revela Ronald. Ele adianta que, no momento, há uma ferramenta em desenvolvimento focada nos dados da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita.

Unidades da Atenção Primária

No momento, Mesquita possui as clínicas da família Banco de Areia, BNH, Cosmorama, Dr. Jorge Campos, Edson Passos, França Leite, Jacutinga, Juscelino, São José e Walter Borges. Além disso, a UBS Vila Norma, ESF Maria Cristina e o Ambulatório de Saúde Mental Danilo Davi Santos Silva também oferecem atendimentos básicos à população.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *