Torneio de jogos de raciocínio em Angra dos Reis premiou alunos campeões de olimpíadas realizadas nas escolas
A Secretaria de Educação de Angra dos Reis em parceria com a Mind Lab, que vem contribuindo para o aprimoramento das habilidades socioemocionais dos alunos da rede municipal, organizou uma programação especial para a etapa final do Torneio de Jogos de Raciocínio, também conhecida como Olimpíadas de Raciocínio da Mind Lab. A programação contou com a participação de 136 alunos finalistas dos torneios dos jogos da etapa escolar realizados em 54 escolas da rede pública ao longo dos últimos meses.
Na ocasião, estiveram presentes em torno de 200 pessoas, entre familiares, professores e coordenadores. A intenção dos organizadores foi promover um momento de interação entre os estudantes e seus familiares. Conforme destacou, na abertura do evento, o Secretário da Educação, Paulo Fortunato de Abreu, tão importante quanto o raciocínio cognitivo é o estímulo ao socioemocional, à resolução de problemas, à busca de resolver tarefas em conjunto, colaborando, desta forma, com o resultado de todos os estudantes.
Ao final do torneio, todos os alunos receberam medalhas. E os primeiros colocados foram premiados com troféus e jogos da Mind Lab.
O Impacto social em Angra dos Reis
A metodologia da Mid Lab conta com jogos de raciocínio entre seus recursos tem ajudado 13.851 alunos da rede municipal a trabalhar em equipe, cooperar e agir positivamente. Desde o ano passado, a empresa colabora com a Secretaria de Educação. Em 2022, atingindo estudantes de 36 escolas de Angra dos Reis e, em 2023, elevando sua atuação para 60 escolas. Esses alunos têm sido impactados pelo Programa MenteInovadora, que integra materiais pedagógicos ao currículo de forma transversal. O principal objetivo é que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades socioemocionais por meio de atividades lúdicas.
Sobre a Mind Lab
A Mind Lab tem a missão de desenvolver habilidades, incluindo uma abordagem socioemocional no dia a dia das escolas para formar pessoas mais felizes e bem-sucedidas. Desde sua fundação no Brasil, em 2009, capacitou 200 mil professores para aplicação de suas metodologias em mais de 17 estados brasileiros, impactando diretamente 7,3 milhões de alunos e familiares. Por uma metodologia própria, foca na abordagem socioemocional, e busca a recomposição de aprendizagem escolares utilizando recursos para o ensino de componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Atualmente atua junto a redes de educação dos Estados de Alagoas, Acre, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e no Distrito Federal.