STF retoma nesta quinta-feira julgamento de Collor com dois votos por condenação

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira o julgamento da ação penal da Operação Lava-Jato na qual o ex-presidente Fernando Collor é réu. Até agora, dois ministros já votaram pela condenação de Collor, pelos crimes de por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A defesa nega as acusações.

Essa será a quarta sessão do STF dedicada ao julgamento. Na semana passada, houve as sustentações orais da Procuradoria-Geral da República (PGR), que pediu a condenação, e dos advogados de Collor e dos outros dois réus, que pediram a absolvição. Na quarta-feira, o relator, ministro Edson Fachin, votou pela condenação, e foi seguido pelo revisor do caso, Alexandre de Moraes.

Fachin sugeriu uma pena de 33 anos, 10 meses e 10 dias de prisão para Collor, além do pagamento de multa. Moraes disse que concorda com “90%” do que foi proposto poro Fachin, mas que apresentará seu posicionamento posteriormente. O cálculo final será definido apenas no fim do julgamento, em caso de condenação.

A investigação trata de supostas irregularidades na BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras Fachin considerou que há um conjunto “sólido” de provas de que Collor recebeu propina de R$ 20 milhões como contrapartida por facilitação de contratos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *