Solenidades cívicas marcam dia do aniversário de Itatiaia  

O hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e de Itatiaia marcou, nesta quinta-feira, 1° de junho, às 8h, o início das comemorações cívicas pelos 34 anos de emancipação político-administrativa do município. Além do prefeito Irineu Nogueira, participaram também do evento o vice-prefeito Denilson Sampaio, secretários municipais, vereadores, autoridades militares e a Rainha da Expo Itatiaia, Cinira Chagas, e a Garota Expo Itatiaia, Thifany Guedes.  

A Banda da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) abriu a solenidade executando os hinos do Brasil e o de Itatiaia. Em seguida, os alunos Jhonathan Rufino Fernandes, do 5° ano B da Escola Municipal Wagner Guimarães, e Arthur Victor de Oliveira, do 9° ano da Escola Municipal Léa Duarte Jardim, apresentaram suas redações, vencedoras do concurso realizado pela Secretaria de Educação, em homenagem ao município. Jhonathan mostrou seu texto “Eu amo Itatiaia” e, Arthur, a composição “Precisamos de paz”.  

No momento ecumênico da solenidade, o padre José Flávio, da Igreja Matriz de São José, e o pastor Rodrigo Oliveira, da Igreja MEINAS (Ministério Evangelístico Ide as Nações Anunciar a Salvação), abençoaram o município pela passagem de seu 34° aniversário. O presidente da Câmara Municipal, Marcos Vinicius Leal, destacou a importância da data e ressaltou que Executivo e Legislativo, juntos, podem contribuir para o desenvolvimento de Itatiaia.  

O prefeito Irineu Nogueira, em seu discurso, ressaltou os esforços da gestão para atender as demandas da população. Segundo ele, apesar de ser um município jovem, Itatiaia tem problemas antigos e o governo municipal está atuando com afinco para superá-los. “Com respeito aos cofres públicos e trabalho, estamos avançando no sentido de proporcionar conforto e qualidade de vida para nossos moradores”, afirma.  

O outro evento cívico da manhã em homenagem aos 34 anos de emancipação político-administrativa de Itatiaia, aconteceu na Avenida dos Expedicionários, no Centro. Antes do início oficial do Desfile, os organizadores solicitaram ao público que fosse feito um minuto de silêncio em memória da servidora pública Adriana Silveira, Orientadora Pedagógica e Coordenadora do Setor de Logística da Secretaria de Educação que atuou na rede municipal de ensino por cerca de 30 anos.  

A Banda da Aman foi a primeira a desfilar, seguida pela Guarda Municipal e por representações das escolas da rede municipal e particular, além das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Saúde e de Políticas Públicas para as Mulheres. Desfilaram ainda Grupos de Escoteiros, a Banda Juvenil da cidade de Rio Claro, a Banda Marcial do Projeto Música na Escola, de Barra Mansa, as Fanfarras do Colégio Evangélico Saber e Fazer e da Corporação Musical e educacional de Engenheiro Passos (Resende), e as Bandas Marcial do Projeto Música Sem Fronteiras (Valença) e Musical (Porto Real).  

Uma missa em Ação de Graças pelo aniversário de Itatiaia também marcou a quinta-feira, 1° de junho. A celebração aconteceu na Igreja Matriz de São José, às 19h.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *