Serviço aéreo da Polícia Civil do Rio de Janeiro chega no Rio Grande do Sul para auxiliar nos resgates de vítimas

O Governo do Rio de Janeiro enviou uma equipe com 10 agentes do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Saer/Core), da Secretaria de Estado de Polícia Civil, para o Rio Grande do Sul, com o objetivo de auxiliar as ações de busca e resgate por vítimas das chuvas que atingem a região. Os policiais chegaram na tarde deste domingo (05/05), a bordo do helicóptero AW169 da instituição. A aeronave bimotor, que opera por instrumentos inclusive à noite, tem capacidade para transportar oito passageiros e dois pilotos.

Entre as especialidades da equipe estão o resgate em catástrofes naturais e salvamento em altura e locais de difícil acesso. O apoio à operação no Sul do país foi oferecido pelo governador Cláudio Castro ao governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite.

De acordo com o secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, está previsto, ainda, o envio de uma equipe multidisciplinar da perícia técnico-científica para ajudar no serviço de identificação. A inovação das técnicas de atuação resultaram na criação do protocolo DVI da instituição, que na tradução livre significa Identificação de Vítimas de Desastres.

–  Nossos peritos já estão à disposição e devem partir rumo à missão em breve. Os primeiros a chegarem foram os policiais do Saer/Core com a nossa aeronave 05 e equipamentos para reforçar os trabalhos nas áreas atingidas pelas chuvas – disse o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *