SEMUS de Japeri anuncia: É o fim da picada! E de ratos, baratas, lacraias e outras pragas também

Agentes de Controle de Endemias (ACE’s) atuaram no Condomínio Eucalipto I

Agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) estão durante toda semana combatendo mosquitos, pragas e roedores no condomínio Parque dos Eucaliptos I, em Engenheiro Pedreira. Mas, quem mora nos condomínios Eucaliptos 2 e 3 também contarão com os serviços nos próximos dias.

A Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental atendeu à solicitação da síndica, Lidiane Silva, que contou que o condomínio, inaugurado em 2017, está infestado de pragas e roedores, além do considerável aumento de mosquitos. Lá são 300 apartamentos divididos em 15 blocos, sendo 20 apartamentos por bloco, com cerca de 2 mil pessoas residindo e circulando nas casas e dependências.

Após vistoria, os técnicos desenvolveram um protocolo para atendimento dos moradores devido ao número de pessoas acamadas e com comorbidades residentes no local.  A partir daí, deram início as inserções nos apartamentos que receberam a pulverização do produto em todos os cômodos.

Moradores aprovam

Para Graziele Brás Carvalho, moradora do apartamento 203 do bloco 1, há três meses, seu maior incômodo foi perceber baratas no local. “Agora vai acabar, porque dá um pavor muito grande quando as baratas aparecem”, relata enquanto aguardava o término da aplicação do produto em sua casa.

Já Daniele de Ávila, acredita que há muitos fatores para o aumento dos insetos no condomínio. “Na minha casa não tem esses bichos, quando aparece eu espalho logo um produto para eliminá-los. Mas, tem blocos com muita barata”, completa já demonstrando nervoso ao lembrar da praga.

O serviço de vigilância ambiental, responsável pela avaliação dos locais, recebe as demandas na base da UBV/Dengue, que fica no Centro Municipal de Especialidades em Engenheiro Pedreira. “Após a vistoria para avaliação, os agentes dão início a aplicação do produto que é aerossol e tem validade de três meses”, relata a diretora do setor de vetores, Conceição Vidal.

Destacando a importância do apoio da população às ações de combate às endemias, a diretora de Vigilância Ambiental, Ana Elisabeth, destaca que graças a receptividade dos moradores ao abrirem suas casas, os agentes podem realizar um trabalho eficaz de controle de vetores. “Com a compreensão de todos, nossa atuação será rápida e precisa para livrar a população desse mal”, completa ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *