Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa divulga lista final de artesãos selecionados em convocatória

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro divulgou, nesta segunda-feira (15/4), a lista final da convocatória “Caminhos Criativos”. Ao todo, 80 profissionais, representando as dez regiões administrativas do território fluminense, foram selecionados para participar da Rio Artes – maior feira de artesanato da América Latina, que acontece entre os dias 24 e 28 deste mês, na capital. Os expositores vão ter um estande para divulgar, de forma gratuita, os seus trabalhos durante os cinco dias de evento.

“O artesanato cultural é uma importante ferramenta de fomento à economia criativa no estado. Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro. Fomos a todas regiões para poder chegar na ponta e dar oportunidade para que todos pudessem disputar, de forma igualitária, essa chance de participar gratuitamente da maior feira de artesanato da América Latina”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Para promover o pleito de forma justa e democratizar o acesso aos artesãos que moram em locais distantes da capital, o processo preparatório para a convocatória durou quase dois meses. A caravana itinerante passou pelas dez regiões do estado, ofertando palestras gratuitas sobre como participar da ação e auxiliando na montagem dos portfólios.

Confira a lista dos selecionados no link: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/RAM-Ret-Recurso-e-Final.pdf

 

Sobre o estande

Neste ano, a Sececrj disponibiliza aos artesãos fluminenses, mais uma vez, o estande mais democrático do evento, com um espaço de 187m² para exposição e área total de 504m², com tamanho duas vezes maior ao de 2023. A curadoria, já tradicional, foi feita novamente pelo artista plástico Cocco Barçante, responsável pelo processo de capacitação dos artesãos durante os encontros nas cidades fluminenses.

O estande pode comportar objetos artesanais de diferentes tipos, como modelagem em argila, barro ou cerâmica, modelagem em biscuit, reaproveitamento de materiais, costura criativa, entalhe em madeira, trabalhos em cestaria, bordado livre e criativo, pintura manual, crochê, pintura em madeira, colagem e macramê.

 

Sobre o evento

A 16ª edição da Rio Artes acontece entre os dias 24 e 28 de abril, no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova – RJ. Com o tema “A Feira da Economia Criativa”, escolhido por meio de votação popular via internet, o evento deste ano terá como objetivo difundir o artesanato de raiz, valorizar a classe artística, mostrar o valor da economia criativa no estado e promover a capacitação técnica.

A organização do evento espera mais de 30 mil visitantes na edição deste ano, que terá, pela primeira vez, participação internacional, com a vinda de artesãos de Portugal. Desde 2008, mais de 330 mil pessoas prestigiaram a Rio Artes Manuais.

A Expomag fica localizada na Rua Beatriz Larragoiti Lucas, Cidade Nova – RJ. Ingressos e outras informações podem ser obtidas no site https://rioartesmanuais.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *