13 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Saúde de Barra do Piraí inicia ações da Campanha da Vacinação Antirrábica Itinerante

Na quinta-feira, 20, a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Saúde, anunciou o início das ações destinadas à aplicação da vacina antirrábica no município. Durante o mês de julho, mais precisamente nos dias 22, 26 e 29, a campanha de vacinação itinerante se destinará a cães e gatos. A ação será realizada das 8 às 15 horas e estenderá por vários locais, como: Ipiabas, Coimbra, Califórnia e Santo Antônio.

A doença conhecida como raiva acomete mamíferos e pode ser transmitida aos humanos por mordidas e, eventualmente, lambidas e arranhões de animais infectados. Por isso, a realização da campanha anual é tão importante, já que a vigilância é um modo de manter o controle do número de casos.

A “Vacinação Itinerante” é destinada aos animais saudáveis com mais de 3 meses, sendo que fêmeas grávidas não devem ser vacinadas. A Secretaria de Saúde reforça que, mesmo se o bichinho não tiver acesso à rua ou contato com outros animais, é essencial manter as vacinas em dia, aplicando-as anualmente. Além disso, no momento da vacinação, é necessário que os moradores levem seus animais com focinheira e evitar que crianças levem, sozinhas, os animais para a vacinação.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Barra do Piraí, Irineia Rosa, explica que “a vacina antirrábica é aplicada como forma de prevenção da raiva, uma doença que também pode afetar o ser humano. O controle que nós temos sobre o vírus, atualmente, muito se deve às campanhas de vacinação. Afinal, somente a vacina pode prevenir o contágio e a transmissão da doença entre animais e humanos”.

O prefeito Mario Esteves, reforça a importância da vacinação pela cidade, visto que é a melhor forma de prevenir e assegurar a saúde dos pets. “Nossa equipe estará visitando os lugares para possibilitar que todos os animais tenham acesso à vacina”, disse o chefe do Executivo.

Cronograma de vacinação:

  •  Dia 22/07

Ipiabas

Coimbra

  • Dia 26/07

Coimbra (área central)

 

  •  Dia 29/07

Califórnia

Santo Antônio

Caio Luiz Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *