São João da Barra: Carla Caputi homenageia profissionais da segurança pública

A prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, prestou homenagem nesta quinta-feira, 13, no Auditório Municipal, a nove agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e 10 da Polícia Militar, do convênio com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que se destacaram nas operações no 1º semestre de 2023. Na oportunidade, a prefeita ainda anunciou a elaboração do Plano de Cargos e Salários da GCM, novas viaturas e a intenção de novos convênios com a PM e com a Polícia Civil.

A intenção da prefeita, junto ao 8º Batalhão de Polícia Militar, é a de um convênio para que as viaturas que fazem o patrulhamento na cidade não precisem mais se deslocar até Campos para abastecimento de combustível. Já com a Polícia Civil, a pretensão é de um acordo com a 145ª Delegacia para que a Prefeitura possa, assim como é feito com o Proeis, pagar gratificação a agentes de folga, visando ampliar o atendimento e os serviços prestados à população.

— A nossa intenção é proporcionar mais segurança para os munícipes, que não ficarão desguarnecidos por conta da distância que as viaturas da PM percorrem até retornar ao patrulhamento na cidade. Com a Civil, buscamos a melhoria do atendimento na delegacia, com o aumento do efetivo, que vai agilizar os registros de ocorrências e as investigações de crimes — declarou a prefeita Carla Caputi, que agradeceu a parceria junto às instituições de segurança e parabenizou todos os homenageados.

A prefeita anunciou, também, a criação de uma comissão para avaliar e elaborar o Plano de Cargos e Salários da Guarda Civil Municipal, além de seis viaturas novas e equipadas para a corporação — oriundas de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com contrapartida do município para aquisição — e outras viaturas para a troca da frota do Proeis.

O secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, ressaltou que as políticas públicas de segurança são fundamentais para zelar pelo município e pela valorização dos profissionais de segurança. “Estamos cumprindo com o nosso papel, criando instrumentos e ferramentas voltados para melhor o atendimento à população e dando melhores condições de trabalho aos profissionais de segurança”, completou Campinho.

Os homenageados receberam placas em referência ao trabalho de repressão e combate à violência que desempenham no município. Também foram entregues placas de agradecimento ao delegado da 145ª DP, Ruchester Marreiros Barbosa, e ao segundo-tenente da Polícia Militar, Jennis de Souza Carneiro, pelas palestras ministradas por eles para a GCM.

Entre as autoridades presentes estavam o tenente-coronel Ricardo Alexandre da Cruz Aguiar, comandante do 8º BPM, capitão Jonas Grilo, coordenador do Proeis, major Márcio da Silva Rosa, subchefe da 6ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, e o capitão Sérgio Batista Viana Filho, comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar.

De São João da Barra também marcaram presença o comandante da Guarda Civil Municipal, Rogério Constâncio, o subsecretário municipal de Segurança Pública, Arthur Miller, e o coordenador da Defesa Civil, Marco Antônio Ribeiro da Silva.

Os guardas municipais homenageados foram Marivaldo da Silva Menezes, Carlos Augusto Fidelis Júnior, Gersielio de Almeida Nogueira, Jéssica Aguiar Gonçalves, Leandro Guilherme Barbosa Barreto, Lucas Barros da Silva Gomes, Robson Vinícius dos Santos, Renato dos Santos Sousa e Lucas Gomes Rangel. Da Polícia Militar receberam a homenagem os Cabos Wagner Mori Maciel Gomes, Ricardo Silva de Almeida Júnior, Olavo Antônio dos Santos Júnior, Edilson Rodrigues Júnior, Willian de Sá Gomes, Nathan Soares Duarte Neves, Pedro Henrique Barcellos de Almeida Lopes Gomes, Felipe Barros Pereira, Willian de Moraes Nascimento e o terceiro-sargento Diego Luiz de Almeida Barbosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *