São Gonçalo: Moradores do Bandeirantes vão ganhar uma nova unidade de saúde

Quem olha de fora, já pode ver a grandiosidade que vai ficar a nova USF Bandeirantes, no bairro de mesmo nome. De uma antiga casinha no fundo do quintal para uma obra de dois andares que ocupa – praticamente – todo o terreno. A construção está na fase final dos acabamentos e deve ser entregue no segundo semestre deste ano para os moradores do bairro.

 

As salas já estão todas separadas, recebendo pisos, revestimentos, massa, pintura, rebaixamento de gesso e até luminárias já começaram a ser instaladas. A fachada está sendo preparada para a pintura final e para receber o novo layout. Todo o gradil em volta da unidade já foi instalado. Ainda faltam as instalações de portas e janelas e o piso das áreas comuns.

 

Iniciada há exatamente um ano, a obra está adiantada. “Toda a estrutura já está pronta, além dos acessos com escada e rampas. As redes elétrica e hidráulica também já estão instaladas. Faltam apenas acabamentos, o que é a parte mais trabalhosa. Mas a obra será entregue no segundo semestre, sem dúvidas”, disse o engenheiro responsável pela obra, Fernando Moreira.

 

A USF Bandeirantes atende, atualmente, 8 mil pessoas e passará a atender 12 mil após a ampliação e revitalização. Ela terá seis consultórios, dois consultórios ginecológicos, um consultório odontológico com duas cadeiras, salas de vacina, inalação, curativo, esterilização, observação, multiuso, administração, espera, recepção, farmácia, copa, almoxarifado, estoque, fraldário, vestiário, banheiros para funcionários e adaptados para pessoas com deficiência (PCD).

 

“Estamos melhorando e ampliando todas as unidades que são próprias. O objetivo é sempre atender melhor a população com atendimentos mais dignos e humanizados. Também ampliamos os serviços oferecidos. Os servidores também trabalham melhor, pois ganham ambientes que respeitam as suas necessidades profissionais. Todos ganham com a revitalização”, disse o secretário de Saúde de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

 

Assim como todas as demais obras realizadas pela Secretaria, a USF Bandeirantes terá ambientes humanizados e climatizados. Os postos estão sendo padronizados e recebem adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *