Saiba o que fazer em caso de chuvas fortes em Mesquita

É importante se cadastrar no sistema de alertas da Defesa Civil para receber avisos de variações climáticas no município

 

No estado do Rio de Janeiro, a previsão é de chuvas fortes para os próximos dias. Por isso, a prefeitura lista, agora, algumas orientações fundamentais para a população. A primeira é realizar o cadastro no sistema de alertas da Defesa Civil, para receber os avisos de variações climáticas no município. Através do SMS, envia-se o número do CEP da residência para o contato 40199. Além disso, é possível receber alertas via WhatsApp, enviando mensagem ao número (21) 97299-3223 e se inscrevendo. Pela ferramenta, também são disponibilizadas outras informações, como a maneira correta de agir de acordo com o risco de desastre, seja ele causado por inundação, vendaval, deslizamento, entre outros.

 

Outra recomendação é para aqueles que residem em áreas de risco (deslizamento, rolamento de rocha, inundação, alagamento, entre outros). Eles devem buscar antecipadamente abrigo em locais seguros, sejam casas de parentes, amigos ou algum local que acolha toda a família enquanto não cessam os efeitos da chuva. Caso não seja possível, há pontos de abrigo provisório na cidade. São eles:

 

  • Escola Municipal Rotariano Arthur Silva – Rua Paraná 443, no Centro.

 

  • Escola Municipal Ernesto Che Guevara – Rua Lídia 562, na Chatuba.

 

  • Ciep 111 – Gelson Freitas – Rua Ricardo s/nº, em Santo Elias.

 

Aos munícipes que já moram em áreas seguras, a orientação é que permaneçam na segurança de seus lares, principalmente nos horários mais críticos (entre 12h e 17h), ou enquanto persistirem as chuvas. Isso ajudará a evitar acidentes. Também é fundamental estar atento às atualizações das condições meteorológicas na cidade, por meio do sistema de alertas da Defesa Civil. Vale lembrar que, em caso de emergência, mesquitenses podem ligar diretamente para a Defesa Civil pelo número (21) 4042-1772.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *