Rio Artes 2024: a celebração da economia criativa no coração do Rio de Janeiro

A 16ª edição da Rio Artes ocorrerá de 24 a 28 de abril no Centro de Convenções Expomag, com reposicionamento do evento voltado para a economia criativa

Feira traz pilar de diversidade, com atividades voltadas para PCDs, público jovem, entre outros
No Estado do Rio de Janeiro, berço da criatividade e da inovação, a Rio Artes 2024 irá desembarcar com força total, prometendo impulsionar a economia criativa da região. Com o objetivo de fomentar modelos de negócio e gestão originados do conhecimento e criatividade, a feira se destaca como um catalisador de trabalho e renda, consolidando o estado como líder nesse setor.
A Rio Artes, principal feira de capacitação e negócios do setor de economia criativa do Rio, chega a sua 16ª edição. O evento acontecerá de 24 a 28 de abril no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova (Centro, RJ). Neste ano, com o novo reposicionamento da marca, a feira aborda de forma abrangente a economia criativa nacional, trazendo questões de artesanato, moda, decoração, saúde, gastronomia, sem deixar de lado os pilares de gestão do empreendedorismo e expressão cultural como contexto principal.
De acordo com levantamento feito pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), um milhão de novos empregos serão gerados pela economia criativa até 2030, elevando, em consequência, a atual participação de 3,11% do setor no Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços fabricados no país). A economia criativa emprega hoje 7,4 milhões de trabalhadores no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o 4º trimestre de 2022. O volume pode subir para 8,4 milhões em 2030.

 

Atrações para toda a família

A feira é destinada a um público diversificado, oferecendo cursos também para as mentes mais jovens, a partir de 8 anos. Fechando parceria com o Clube Empreendedor Brasil, a Rio Artes 2024 será palco de cursos de empreendedorismo. Além disso, o banco social parceiro, ACREDITA, estará presente, oferecendo empréstimos e um sistema de seleção que visa impulsionar futuros negócios, demonstrando que estão mais interessados no potencial do que no passado dos empreendedores.
A feira mantém seu compromisso com a capacitação, continuando a ser uma referência nesse aspecto. Na moda, identificou-se uma carência de costureiras, e em parceria com o SENAI CETIQT, serão oferecidos cursos para buscar suprir essa demanda. Além disso, o Senac estará presente com espaço de capacitação, oferecendo oficinas de gastronomia, consultoria de moda e massoterapia.

 

Na saúde, um polo de beleza em Caxias pela Faetec oferecerá cursos de estética e beleza. Além disso, a Secretaria de Cultura vai marcar presença com espaço dedicado à exposição de peças de artesanato cultural de todo o estado do Rio de Janeiro, de atrações culturais, danças e músicas no palco das Artes. O Palco SESC animará as noites com apresentações de artistas renomados, culminando em desfiles de moda que prometem encantar o público. Nos dias 24,26 27 e 28 de abril, a partir das 18h, o Sesc o Projeto Palco Sesc, com música popular brasileira.
Já no dia 25, a partir das 18h, a feira vai mergulhar no cenário português com a Noite de Portugal. A celebração vai contar com apresentação de danças folclóricas portuguesas do Rancho Folclórico Maria da Fonte Casa do Minho RJ, e a Noite do FADO, com o show a Força Infinita do Fado, da ilustre cantora Maria Alcina.

Na área gastronômica, o espaço vai apresentar diversos foodtrucks com sabores de diferentes países, proporcionando uma verdadeira experiência para o público presente no local.

 

Serviço:FeiraRioArtes2024

 

Data: 24 a 28 de abril de2024

Horário: das 10h às 20h

Local: Centro de Convenções Expomag (Rua Beatriz Larragoitti Lucas-Cidade Nova-Centro)

Ingresso e mais informações: R$14,00(meiaentrada)R$28,00(inteira)Link

Pontos de venda: Lojas Caçula em Caxias, Centro (Buenos Aires), Copacabana, Madureira, Resende, São Cristovão e Barra da Tijuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *