Reunião da Saúde de Barra do Piraí busca capacitar servidores e traçar estratégias para a Atenção Primária

Na sexta-feira, 11, a Saúde de Barra do Piraí, às nove da manhã, no polo da Unifaa (Centro Universitário de Valença), realizou uma reunião para tratar de dois assuntos fundamentais para a área no município. Primeiramente, uma palestra foi feita para capacitar os agentes comunitários de Saúde dentro dos moldes exigidos pelo Ministério da Saúde. Nela, os 135 profissionais, devido a quantidade, foram divididos em duas turmas, com práticas pela manhã e à tarde. Logo depois, em uma reunião paralela, com os médicos e administradores da Atenção Primária, foi colocada em pauta os protocolos de ortopedia, solicitação de exames, além de instruções sobre sistemas.

O dia foi pensado como um momento para promover o contato entre os servidores e, a partir disso, proporcionar a trocas e discussões que tem como base aprimorar os procedimentos ligados ao setor da Atenção Primária. Por isso, foi incentivada a construção de pensamentos sobre o trabalho e como está o cenário da Saúde municipal.

O secretário interino de Saúde, Dione Caruzo, salientou a importância do trabalho dos agentes e o apoio dado pela prefeitura. “É um momento de virada de chave na Saúde de Barra do Piraí. Nós estamos buscando sempre trazer mais verba para o município. A Unifaa está aqui hoje por conta do que já foi conquistado e ainda vamos ampliar mais, porque estamos dando resultado. Sabemos que ser um servidor público da Saúde é um trabalho árduo, vocês lidam com a população na linha de frente em vários momentos difíceis. Então, peço que vocês continuem com o ótimo trabalho através de ações que fundamentem uma Saúde humanizada e, acima de tudo, voltada ao bem-estar dos nossos cidadãos. É uma imensa satisfação ver o que estamos alcançando e podem ter certeza de que vamos seguir expandindo”, enfatiza o secretário.

A diretora da Atenção Primária, Verônica Tancredo Massa, falou sobre o foco da reunião e o seu objetivo. “Essa reunião é fundamental para nós, pois através da união dos setores com a parte administrativa conseguiremos fazer um planejamento eficaz, criando uma rede de apoio. Queremos que a Atenção Primária seja amparada por uma central de informações. Ela será um meio de dar celeridade aos processos. O objetivo é a integração como meio de acabar com a demora de certas etapas. Por isso, estamos aqui para promover uma discussão de casos e aproximar as necessidades de ambas as partes. Graças ao exímio trabalho de vocês e às ações do governo, a Saúde do município está crescendo. Com isso, teremos um fluxo de atendimento mais rápido, eficiente e com ainda mais qualidade”, ressalta a diretora.

Durante o evento, o prefeito Mario Esteves abordou a trajetória da saúde na cidade e o seu desenvolvimento. “No início do governo o maior problema era a saúde, a cobertura dos postos era precária e os hospitais estavam à beira do colapso, mas, ao longo do tempo, graças a muitos esforços, conseguimos o respeito dos servidores e reestruturar a área, que, hoje, é 33% do orçamento municipal, mais que o dobro exigido pela lei. Muita coisa mudou, a evolução foi significativa. A equipe está de parabéns e, como sempre, me coloco à disposição. Vamos em frente, buscando, cada vez mais, o melhor para os barrenses”, aponta o chefe do Executivo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *