Prefeitura de Teresópolis e IFRJ realizam a formatura dos alunos de quatro cursos gratuitos do 1º semestre de 2023

Inscrições online para os três cursos noturnos do 2º semestre terminam dia 20

Marcada para o dia 21 de agosto, a 1ª formatura das turmas dos cursos de Balconista de Farmácia, Assistente de Logística, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual. Resultado de parceria entre a Prefeitura de Teresópolis e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (IFRJ), os cursos gratuitos de formação inicial foram ministrados no 1º semestre do ano, na Casa do Trabalhador de Teresópolis, no bairro de São Pedro. A cerimônia de entrega dos certificados de conclusão aos 38 formandos acontecerá às 11h, no Teatro Municipal, no 2º piso da Prefeitura.

“Essa formatura demonstra o acerto da nossa parceria com o IFRJ para a qualificação profissional gratuita dos nossos jovens e adultos. Preparados, certamente eles terão mais oportunidades para ingresso e permanência no mundo do trabalho formal e também como empreendedores individuais”, pontua o Prefeito Vinicius Claussen, destacando que a parceria foi oficializada em julho de 2022, por meio das secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, através do Programa Pra Cima Terê no eixo Emprega Terê.

Já as inscrições online para as 96 vagas do 2º semestre nos cursos noturnos gratuitos de Balconista de Farmácia, Assistente Administrativo e Microempreendedor Individual, seguem até o dia 20/08. Neste período, o IFRJ mantém um ponto de atendimento disponível para orientações, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 13h, na Casa do Trabalhador de Teresópolis, onde acontecerão os cursos.

“Até o momento, temos 54 inscritos para o curso de Assistente Administrativo (44 ampla concorrência, 09 negros ou indígenas, 01 pessoa com deficiência), 29 para Balconista de Farmácia (22 ampla concorrência, 06 negros ou indígenas, 01 pessoa com deficiência) e 08 inscrições para Microempreendedor Individual (06 ampla concorrência e 02 negros ou indígenas). Não percam tempo e se inscrevam logo”, convida Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Cursos e vagas: O Edital 033/2023 oferece 96 vagas para interessados com idade a partir de 16 anos, distribuídas entre os seguintes cursos: Balconista de Farmácia (ensino fundamental completo, 240 horas-aula, turno da noite, 16 vagas de ampla concorrência), Assistente Administrativo (ensino fundamental completo, 160 horas-aula, turno da noite, 16 vagas de ampla concorrência) e Microempreendedor Individual (ensino fundamental completo, 165 horas-aula, turno da noite, 16 vagas de ampla concorrência). Em cada curso, são destinadas 08 vagas para candidatos que se declararem pessoa com deficiência e 08 para quem se declarar negro, pardo ou indígena.

Inscrição online: As inscrições online seguem até domingo, dia 20 de agosto, e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico acessado pelo link bit.ly/cursos-ifrj-teresopolis. Cada candidato pode concorrer a somente uma vaga em um dos cursos. Não há cobrança de taxa.

Sorteio, resultado, local das aulas: Os candidatos inscritos no processo seletivo participarão de um Sorteio Público Eletrônico online no dia 31 de agosto, que será transmitido pelo Canal do Youtube do IFRJ.  As matrículas estão previstas para o período de 04 a 11 de setembro. As aulas terão início no dia 04 de setembro e acontecerão na Casa do Trabalhador de Teresópolis (Rua Luiz Noguet Jr, 100, bairro de São Pedro). O Edital 033/2023 pode ser acessado pelo link bit.ly/edital-cursos-ifrj-teresopolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *