Deputado Dr. Serginho quer comissão para desenvolver economia do mar

O deputado estadual Dr. Serginho (PL) fez um pedido ao governador do Rio, Cláudio Castro, pela criação de uma Comissão Estadual de Tecnologias para a Economia do Mar. O objetivo da Comissão, de acordo com o parlamentar, seria o de promover a formação de recursos humanos e estimular o desenvolvimento de pesquisa, ciência e tecnologia marinha.

A ideia é que o grupo seja vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais. O deputado explicou que a criação da Comissão permitirá a elaboração de políticas públicas eficazes que viabilizem o desenvolvimento da economia do mar com todo o seu potencial de exploração e aproveitamento sustentável, tanto de águas sobrejacentes ao leito do mar, quanto do leito ao seu subsolo e também de áreas costeiras.

O termo “Economia do Mar” é utilizado para descrever o conjunto de atividades econômicas que apresentem influência direta e indireta do mar com objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico, gerando emprego e renda de forma sustentável e contribuindo para o aumento da arrecadação e da inserção social.

Esse conjunto de atividades vai desde a pesca e o cultivo de organismos como algas, moluscos, camarões e peixes à produção de energia limpa e renovável e a extração de minerais, como óleo, gás, sal, calcário e pedras preciosas. O pedido do deputado foi protocolado na Alerj e publicado no Diário Oficial do dia 19 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *