Projetos educacionais da Enel RIo beneficiaram mais de 19 mil alunos e professores do Estado em 2023

Iniciativas da distribuidora alcançaram 63 escolas de sua área de concessão;

Apenas nos primeiros quatro meses de 2024, o programa “Energia na Escola” já alcançou mais de 1,4 mil alunos e professores em 11 escolas da região metropolitana do Rio.

A Enel Distribuição Rio continua investindo esforços na promoção da educação e de conceitos de desenvolvimento sustentável e eficiência energética, além da capacitação profissional de jovens nas comunidades da sua área de atuação. Somente em 2023, os programas da distribuidora voltados para a educação, como o Enel Compartilha Energia na Escola e o Escolas Criativas, beneficiaram mais de 19 mil alunos e professores do estado do Rio de Janeiro. As iniciativas da distribuidora alcançaram 63 escolas de sua área de concessão.

Com foco nos conceitos de desenvolvimento sustentável e eficiência energética, o Enel Compartilha Energia na Escola beneficiou cerca de 5,9 mil crianças e adolescentes de 26 escolas em 2023. Neste ano, a expectativa é atender 66 unidades escolares. Apenas nos primeiros quatro meses de 2024, o programa já alcançou mais de 1,4 mil alunos e professores em 11 escolas da região metropolitana do Rio. O objetivo é promover a mudança de hábitos de consumo de energia da comunidade escolar a partir de metodologias do Procel Educação, que trabalha a importância do consumo consciente de recursos naturais, principalmente da energia elétrica.

Após as etapas de sensibilização com a comunidade escolar, o Energia na Escola oferece aos alunos também podem visitar a Nave Educacional da Enel. Por meio de tecnologias que promovem experiências sensoriais e audiovisuais (cadeiras e óculos de realidade virtual 3D), o veículo propõe aos visitantes uma imersão em temas relacionados a preservação do meio ambiente, cidadania e educação ambiental.

Já o programa Escolas Criativas, que promove ações educacionais e culturais, alcançou mais de 12 mil estudantes de escolas públicas da rede municipal de ensino em 2023. O projeto reúne educadores e especialistas nas diversas áreas relevantes para o desenvolvimento da educação do futuro.

“É muito gratificante realizar as atividades educacionais com os alunos da rede pública. O apoio da coordenação, dos professores e engajamento dos alunos das escolas faz toda a diferença para que possamos disseminar os conceitos de uma energia mais segura e sustentável”, comenta Alexandre Cardozo Ferreira, especialista de Sustentabilidade da Enel Rio. Os programas educacionais da Enel são viabilizados em sua maior parte, por meio do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

E, por último, o Enel Compartilha Oportunidade – projeto que realiza oficinas de orientação profissional e dá orientações sobre empregabilidade para jovens e adultos de comunidades – capacitou 641 pessoas no ano passado, dos quais 256 foram encaminhados ao mercado de trabalho.

 

Sobre a Enel Distribuição Rio  

 

A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *