14 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Projeto Forró na Praça Circula chega à São Pedro da Aldeia nesta sexta (28)

Programação vai levar apresentações de dança, DJ e show com a banda Roda do Sol para a Praça da Matriz

A sexta-feira (28/06) será de muita dança, música e celebração cultural em São Pedro da Aldeia com a chegada da 2ª edição do Projeto Forró na Praça Circula 2024. O evento vai integrar a programação da tradicional Festa de São Pedro, na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), no Centro. As apresentações terão início às 19h30, incluindo performances de dança, do DJ Samuray e show com a banda Roda do Sol. O projeto tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ), por meio do Edital “Giros RJ” da Lei Paulo Gustavo, e conta com o apoio da Paróquia São Pedro e da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Cultura.

Uma das idealizadoras do “Forró na Praça”, a produtora cultural Josephane Lima destacou a realização do projeto no município aldeense. “Estamos muito felizes em compor, pela primeira vez, a programação da Festa do Padroeiro, celebrando a manifestação cultural do forró, enraizada nas tradições do nosso Nordeste brasileiro. Tivemos uma primeira edição de sucesso em Búzios e agora estamos trazendo o projeto também para São Pedro da Aldeia, reunindo o nosso time de profissionais apaixonados pelo forró. Será uma noite inesquecível com muita música, dança e alegria para toda a família”, destacou.

No clima de São João, a programação será especialmente dedicada aos forrozeiros, admiradores, amantes e adeptos dos ritmos nordestinos. Protagonizadas pela Cia Forró na Praça, as apresentações individuais e em grupo prometem contagiar o público no melhor estilo das festas juninas. A Cia é formada pelos dançarinos Victor Coutinho, Yuri de Carvalho, Guilherme Tiné, Mariana Sena, Juliana Tiné, Grazyelle Costa, Anne Januário e João Luiz Antunes.

Outro ponto alto será o show da banda de forró e baião Roda do Sol, composta pelos músicos Caio Vargas (vocal e cavaquinho), Suelen Jabbour (vocal e triângulo), Hugo Malta (vocal e zabumba) e Gabriel Oliveira (sanfona). O conjunto apresentará uma seleção de sucessos de grandes nomes do gênero, passando por Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Alceu Valença. Durante a programação, a banda também fará a gravação do seu primeiro videoclipe como contrapartida ao Edital nº 13/2023 “Talentos da Aldeia”, com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo.

 

Sobre o Projeto Forró na Praça

Idealizado pelos produtores culturais Josephane Lima e João Luiz Antunes, o Projeto Forró na Praça tem ganhado destaque na Região dos Lagos ao promover, desde 2020, ações de fomento ao forró. O trabalho pioneiro une os segmentos da dança e da música, agregando artistas de renome do circuito forrozeiro nacional.

O projeto ganhou notoriedade graças a ações periódicas promovidas em espaços públicos da região, entre eles a Praça da Cidadania, em Cabo Frio-RJ, que tem sido um dos principais cenários para os bailes “Forró do Forte” e para as aulas gratuitas do forró pé de serra, em parceria com a prefeitura da cidade.

A excelência na operacionalização e produção do projeto resultou, ainda, na seleção e premiação de propostas em diferentes editais de fomento cultural, em nível municipal e estadual, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc e da Lei Paulo Gustavo. Entre as ações patrocinadas por meio das leis de incentivo estiveram o “Baile no Sofá”, desenvolvido durante a pandemia, que reuniu, em mais de 30 lives, DJs, dançarinos, músicos e produtores de forró de diversas regiões do país; e o pioneiro “Forró na Praça Kids”, que teve sua terceira edição realizada este ano em Cabo Frio-RJ, com atrações artísticas, culturais e educativas especialmente dedicadas às crianças.

Em 2023, o projeto foi o único do gênero contemplado pelo Edital de Apoio à Dança nº 09/2023 “Giros RJ”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), entre as 20 propostas habilitadas na categoria “Grupos”. Além de São Pedro da Aldeia, o Projeto Forró na Praça Circula 2024 também já passou por Armação dos Búzios e terá outras duas edições ainda este ano, previstas para os meses de julho e agosto, nos municípios de Arraial do Cabo e Rio das Ostras.

Confira a programação completa da 2ª edição do Projeto Forró na Praça Circula 2024 na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz), em São Pedro da Aldeia:

  • 19h30 às 19h35– Abertura do evento
  • 19h35 às 19h45– Apresentação do DJ Samuray
  • 19h45 às 20h– Apresentação de Dança Individual (Cia Forró na Praça)
  • 20h às 20h05– Apresentação banda Roda do Sol
  • 21h às 21h20– Apresentação de Grupo de Dança (Cia Forró na Praça)
  • 20h às 20h05– Show banda Roda do Sol
  • 20h05 às 21h– 1° set de gravação do videoclipe da banda Roda do Sol
  • 21h20 às 21h35– Apresentação do DJ Samuray
  • 21h35 às 21h45– Apresentação de Dança Individual (Cia Forró na Praça)
  • 21h45 às 22h40– 2° set de gravação do videoclipe da banda Roda do Sol
  • 22h40 às 23h– Encerramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *