Projeto de futebol ‘Jornada para Vencer’ está com inscrições abertas em Itatiaia
Focado em famílias de baixa renda, o projeto de futebol “Jornada para Vencer” está com inscrições abertas no município. A iniciativa, financiada com recursos oriundos de emenda parlamentar, é destinada a meninos e meninas de 05 a 17 anos. De acordo com a Secretária de Esporte e Lazer de Itatiaia, Sônia Barbosa, são 300 vagas disponíveis e quem quiser se inscrever pode procurar a sede da pasta, localizada na Rua Dona Apolinária, 380, Centro, no Estádio Municipal Antônio Corrêa, de terça a sexta-feira, das 8h às 17h.
Segundo Sônia, as crianças que participam da atividade recebem uniforme completo, com camiseta, short, meião, caneleira e chuteira, orientados por profissionais capacitados. Ela informa que, embora o principal objetivo do projeto seja o aspecto social, ele também tem potencial para descobrir e formar futuros atletas, direcionando jovens promissores para as categorias de base de importantes clubes do Brasil.
A Secretária de Esporte e Lazer adianta que a ação proporciona uma alternativa produtiva para jovens, oferecendo oportunidades para aprenderem valores essenciais como respeito, trabalho em equipe e cuidado com a família. “Através do projeto meninos e meninas podem pensar em uma carreira no esporte, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades e valores que levarão para a vida toda”, afirma.
De acordo com Sônia, além de promover a melhoria da condição física, o esporte contribui para o desenvolvimento da parte motora, do equilíbrio e a capacidade respiratória. “A prática regular de exercícios físicos através das escolinhas de futebol ajuda a desenvolver um estilo de vida mais saudável e ativo, beneficiando tanto o corpo quanto a mente”, conta.
O idealizador do projeto, Luiz Lima, que é ex-atleta olímpico e professor de educação física, avalia que a iniciativa proporciona oportunidades valiosas para os jovens. “É uma satisfação ver o impacto positivo que o esporte pode ter na vida de crianças e adolescentes, ajudando a construir um futuro melhor para todos”, diz.