Profissionais de Educação, de Japeri, participam do segundo dia do congresso “Conhecer”
Centenas de professores participaram do segundo dia do “Congresso Conhecer. O Evento realizado pela Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, reuniu especialistas do setor com temas que apontam caminhos para os educadores aplicarem em sala de aula.
O congresso, que aconteceu no Salão de Festa Kairós, em Nova Belém, contou com a presença do vice-prefeito, Carlos Januário e da Secretária Municipal de Educação, Caroline Ontiveros, que agradeceu a participação dos professores. “A palavra é gratidão. Temos certeza de que levaremos melhorias significativas para a sala de aula através das palestras ministradas ontem e hoje”, afirmou a Secretária.
O encontro promoveu uma troca de experiências e aprendizado entre os profissionais e palestrantes, como Júlio Furtado, professor, escritor, mestre e doutor em educação, que discutiu “A gestão da sala de aula: construindo uma pedagogia criativa, construtiva e com resultados”.
Júlio também apresentou o “triângulo de aprendizagem”, que se baseia em três tipos de mediação: relacional, didática e cognitiva. Ele explicou que a mediação relacional envolve encorajamento, incentivo e apoio; a mediação didática abrange a exposição, contextualização e exemplificação; e a mediação cognitiva se foca na tradução, organização e aplicação do conhecimento.
“Eu gosto do desafio de ensinar alunos do 6º ano, com suas perguntas e descobertas. Cresço muito com a realização deles nessa mudança de fase. É importante entendermos que todos têm cultura, inclusive crianças e adolescentes, e precisamos promover essa troca. A cultura, o vínculo afetivo, o olhar inclusivo, a postura apreciativa e a empatia são essenciais para a interação pessoal. Com esses pilares, nos aproximamos dos alunos e criamos vínculos afetivos. Precisamos ter uma postura apreciativa, que nada mais é do que ver o lado positivo dos alunos, potencializando a energia da realização. ”, disse Júlio, entre outros apontamentos.
Já a professora Juliana Micheletti utilizou dinâmicas e brincadeiras para demonstrar como ser um “professor fora da caixa”. Segundo ela, para mudar o direcionamento dos alunos em sala de aula, é necessário dinamismo e liberdade.
“Um professor fora da caixa precisa ser metacognitivo, ou seja, utilizar métodos cognitivos que incluem pensar, conhecer, lembrar, julgar e resolver problemas. Estes são processos de nível superior do cérebro, abrangendo linguagem, imaginação, percepção e planejamento”, explicou, a professora e empreendedora no segmento educacional e mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional (FVC/UFES-ES), especialista em Pedagogia Empresarial (UCAM-RJ) entre outros títulos.
Na parte da tarde, Fábio Flores, master em Programação Neurolinguística, geógrafo, pedagogo e psicólogo, apresentou a palestra “Do porteiro ao diretor, todo mundo é educador”. Ele é autor dos livros “Deixe pra Trás o que Não te Leva pra Frente” e “São Pedro na Ponta do Lápis: Uma Proposta de Alfabetização de Adultos”.
“As pessoas não são paisagens; quem está dentro da escola constrói relações e se torna uma referência para os alunos. Desde o ‘bom dia’ do porteiro até o ‘até amanhã’ da professora no final da aula, os alunos são influenciados e lidam com exemplos. Todos são importantes para o ambiente escolar”, afirmou Fábio.
Instituto Conhecer
Vicente Falcão, presidente do Instituto Conhecer, destacou que a instituição organiza dois dos maiores congressos de educação do Brasil: o congresso ‘Brincar’ e o congresso ‘Conhecer’. “Temos a maior formação para gestores educacionais do país. No digital, contamos com mais de 70 mil professores inscritos em nossas plataformas. Já realizamos várias formações no estado do Rio e, pela primeira vez em Japeri, fomos recebidos com muito carinho.”
O presidente também destacou a boa receptividade no primeiro contato com a Prefeitura e a Secretaria de Educação, liderada por Caroline Ontiveros. “Fizemos o primeiro contato com a secretária Caroline, e com a prefeita Dra. Fernanda Ontiveros, que aceitaram de imediato. A única condição foi que trouxéssemos os maiores palestrantes do Brasil e que fizéssemos uma recepção humanizada para os professores da região. Estamos muito felizes com a acolhida. Está sendo muito positivo, e esperamos que seja o primeiro de muitos outros encontros”, disse Falcão.
Educadores participaram ativamente das atividades
Juan Perete, professor de matemática da Escola Municipal João XXIII, destacou a importância do evento: “Muitas vezes, nós, professores, não temos tempo para participar de formações e capacitações devido a rotina. Além de trabalhar na rede municipal, trabalho na rede privada no município do Rio. Este congresso está sendo importante porque podemos ouvir experiências de profissionais mais experientes. Na sala de aula, vamos usar todo esse aprendizado para saber lidar com alunos mais difíceis e também para dinamizar a aula, atraindo mais os alunos para o conteúdo. Hoje é muito difícil manter os alunos atentos, especialmente com toda essa tecnologia.”
Geovana da Silva dos Santos, professora de língua portuguesa da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, no bairro Guandu, comentou: “Conseguimos colocar em prática um olhar diferenciado na sala de aula. Estamos aprendendo a entrar no universo dos alunos e a dar uma aula mais interessante para eles, onde se sintam mais atraídos. Isso melhora nossa prática educativa. Hoje em dia, precisamos aprender a entrar no mundo deles com métodos inovadores. “Profissionais de Educação de Japeri participam do segundo dia do congresso “Conhecer