27 de março de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Professores da rede municipal vão receber formação para práticas inclusivas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) assinou o Convênio do Programa de Formação em Estratégias de Práticas Inclusivas Escolares com o Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI Sesc Senac) na manhã de quarta-feira (19/02). O evento, realizado no Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado, na Barra da Tijuca, contou com a presença do secretário de Educação Renan Ferreirinha, da diretora do CREI Maria Antônia Goulart, e do diretor do SENAC Sérgio Ribeiro.

 

“O convênio marca um avanço significativo na formação continuada dos educadores da rede pública de ensino, ampliando as oportunidades de aprendizado e garantindo um ensino mais inclusivo e equitativo para todos os alunos”, destacou Ferreirinha.

 

O programa de formação tem como meta capacitar 2.000 professores da Rede Municipal de Educação e a aula inaugural ocorreu no mesmo dia, 19/02. É uma iniciativa que busca fortalecer a qualificação docente para uma educação mais inclusiva e acessível, com foco no atendimento a alunos com deficiência e necessidades educacionais específicas.

 

“O CREI é uma referência na promoção da educação inclusiva, desenvolvendo projetos de formação de professores e demais educadores para uma educação integral inclusiva, atendendo alunos com e sem deficiência e respeitando seus perfis de aprendizagem”, disse a diretora Maria Antônia Goulart.

 

A cerimônia foi realizada em um ambiente totalmente acessível, com palco adaptado, intérpretes de Libras e mapeamento tátil, garantindo a autonomia de pessoas cegas ou com baixa visão. No encerramento, os participantes acompanharão palestras da diretora do CREI, Maria Antônia Goulart, e do professor e escritor Gabriel Chalita, que abordarão perspectivas para práticas inclusivas e equitativas no ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *