Procuradoria do Município do Rio e Secretaria Municipal de Educação promovem concurso de redação nas escolas municipais

Textos serão escritos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II; ao todo 33 alunos serão premiados com Smartphones

A Procuradoria do Município do Rio e a Secretaria Municipal de Educação iniciam nesta segunda- feira (27/02) o concurso Jovem Cidadão Carioca. A medida vai ao encontro da Política Municipal de Inclusão Digital e vai premiar os 33 melhores trabalhos redigidos por alunos do 9° ano do ensino Fundamental II de cada Coordenadoria Regional de Educação.

O tema “458 anos da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro: em que cidade eu quero viver?” foi o escolhido e começa a ser trabalhado a partir de hoje nas salas de aula do Município com o objetivo de estimular a produção de textos e enriquecer o projeto pedagógico das escolas.

– Com este concurso, a gente quer estimular os nossos alunos a desenvolverem o senso crítico e  pensarem a cidade em que vivem e colocarem isso no papel. Formar cidadãos é um compromisso fundamental da escola. E ser premiado com um celular é uma maneira da gente passar para os nossos alunos a seguinte mensagem: estudar vale a pena -, diz Renan Ferreirinha.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II podem participar do concurso e devem estar matriculados nas Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. As redações serão escritas em sala de aula, corrigidas e selecionadas por comissão específica. Dentre os critérios observados para a seleção dos textos estão a criatividade, a originalidade e o vocabulário, entre outros.

Para o Procurador- Geral, Daniel Bucar, o concurso, que vai premiar os alunos vencedores com smartphones e diplomas é também uma possibilidade de incentivar e valorizar  manifestações de Cidadania.

– Sabemos o quanto é importante esse conceito, o da Cidadania.  Esperamos que esse concurso possa, além de estimular a inclusão digital, reforçar também essa prática fundamental para assegurar direitos –  finaliza o Procurador-Geral.

As redações vencedoras serão anunciadas em junho. O edital com as regras do concurso está disponível nos sites da Procuradoria do Município do Rio  e da Secretaria Municipal de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *