Presidente recebe ministra Anielle Franco para debater Plano Juventude Negra Viva

Ação que envolve 18 ministérios e investimentos históricos, o Plano Juventude Negra Viva foi o principal tema de uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, nesta terça-feira, 12 de março. A previsão é de que o plano seja lançado oficialmente na próxima semana.

 

“Estou honrada de apresentar em primeira mão para o presidente essa entrega que muito nos orgulha e que vai transformar a vida da juventude negra brasileira, com mais saúde, educação, acesso à renda, cultura e segurança”, disse a ministra, após o encontro no Palácio do Planalto.

 

O plano foi construído de forma participativa. Mais de seis mil jovens de todo o Brasil deram contribuições por meio da Caravana Juventude Negra Viva, que passou por todas as capitais do Brasil em 2023.

 

As ações estão divididas em eixos que abarcam:

» Segurança pública e acesso à justiça

» Geração de trabalho, emprego e renda

» Educação

» Democratização do acesso à cultura e à ciência e tecnologia

» Promoção da saúde e garantia do direito à cidade e à valorização dos territórios

» Esporte

» Assistência Social

» Segurança Alimentar e Nutricional

» Fortalecimento da Democracia

 

A elaboração do documento foi feita por um Grupo de Trabalho criado em março de 2023, sob coordenação do Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria-Geral da Presidência. Também participaram a Casa Civil e as pastas de Direitos Humanos e Cidadania, Cultura, Educação, Justiça e Segurança Pública, Trabalho e Emprego, Saúde, Esporte, Povos Indígenas, Cidades, Mulheres e Desenvolvimento Agrário.

Celebrados em março, o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé também foram tema da reunião entre a ministra e o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *