Presidente Lula liga para o prefeito Waguinho e garante ajuda para Belford Roxo

As fortes chuvas ocorridas em Belford Roxo, na noite de sábado (13-01) e na madrugada de domingo (14-01) deixaram pouco mais de 100 moradores desalojados por conta dos alagamentos e inundações em várias áreas do município. Neste domingo (14/01 à tarde), o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, ligou para o prefeito Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, colocando o Governo Federal à disposição de Belford Roxo para a liberação de recursos visando minimizar os impactos das chuvas no município.

Durante a conversa com o prefeito, o presidente se solidarizou com os moradores de Belford Roxo e solicitou que Waguinho faça um relatório das necessidades do município e o encaminhe ao Governo Federal. Lula lembrou ainda que viu uma foto em que Waguinho estava dentro d’água. “O presidente foi muito solícito. Iremos preparar um relatório completo e enviar aos Ministérios que irão nos ajudar a reconstruir Belford Roxo. A minha admiração pelo presidente Lula aumenta a cada dia, pois mostrou ser um homem público sensível com as dificuldades das pessoas “, concluiu Waguinho, que decretou Situação de Emergência Pública.

Estágio de alto risco 

Durante as chuvas, o  rio Botas transbordou e ocasionou enchentes em bairros como Santa Amélia, Piam, Santa Maria, Xavantes e Recantus (Babi).  A cidade está em estágio de 4 de alto risco, ou seja, é recomendável que as pessoas somente saiam de casa em casos de necessidade.

As chuvas castigaram o município. Em alguns lugares, ela invadiu casas e muitos moradores saíram de casa com a água na altura do joelho ou da cintura. Muitos tentaram salvar seus pertences às pressas. As equipes da Prefeitura estiveram nas ruas para ajudar a população.

Outro prejuízo das chuvas  foi a interdição da Ponte que fica sobre o Rio Botas e que faz ligação entre os bairros Itaipu e Heliópolis. Essa ponte é uma importante via de acesso . O prefeito Waguinho esteve presente no local e assegurou que as obras dessa ponte começarão nos próximos dias.

O Prefeito Waguinho também esteve presente no bairro Babi prestando solidariedade e ajuda às famílias atingidas pelas fortes chuvas. “Eu quero parabenizar todas as pessoas que estiveram nas ruas empenhadas para ajudar àqueles que necessitam de atendimento. Nenhuma pessoa ficará desamparada”, declarou o prefeito.

Seis pontos de abrigo 

A Prefeitura disponibilizou seis pontos de apoio para, em caso de necessidade, receber desabrigados e desalojados. São eles: Ciep Constantino Reis (Hinterlândia), Ciep Vinicius de Moraes (Vale do Ipê), Escola Santa Cruz (Nova Aurora), Escola Álvaro Lisboa Braga (Heliópolis), Escola Miguel Ângelo Leone (Xavantes) e Escola José Pinto Teixeira (Recantus).

Também foram disponibilizadas quatro unidades de saúde para atendimento às vítimas das fortes chuvas na cidade. São elas: as Policlínicas de Santa Maria e de Heliópolis e as Unidades de Saúde da Família Recantus – Babi a Maria Augusta de Oliveira Brasil, no Parque Amorim.

A Fundação  de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel) estará recebendo doações  para ajudar as famílias atingidas pelas chuvas. Podem ser doados alimentos não- perecíveis, água mineral, produtos de higiene pessoal, roupas de cama, colchões e colchonetes, produtos de limpeza, entre outros. O endereço da FUNBEL é rua Adélia Sarruf, 39, Areia Branca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *