21 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeitura do Rio lança licitação para transporte Aquaviário nas lagoas da Barra e Jacarepaguá

A estimativa é que novo modal funcione com 29 pontos de embarque, 16 linhas e cerca de 90 mil passageiros por dia

 A Prefeitura do Rio publicou, nesta quarta-feira (11), o edital de licitação do projeto de implantação de transporte aquaviário nas lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá. São 16 linhas propostas e a expectativa é transportar cerca de 90 mil passageiros por dia. O valor do investimento privado é de R$95,3 milhões, ao longo do prazo de concessão, que será de 25 anos. A outorga mínima é de R$3,2 milhões.

 A ideia é que as linhas sejam implementadas gradualmente, começando pela ligação da estação Jardim Oceânico do metrô a Rio das Pedras, seguido da Linha Amarela e canal de Marapendi; e integração de bairros e pontos de interesse como Gardênia Azul, Muzema, Barra Shopping, Parque Olímpico, Península e condomínios residenciais e comerciais com saídas para as lagoas. A tarifa prevista é a mesma dos transportes públicos municipais, com integração tarifária e inclusão no sistema de bilhetagem da cidade.

 O diretor de estruturação de projetos da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Lucas Costa acredita que a instalação do novo modal é atrativa tanto para quem usa transporte público quanto para o usuário de carro particular.

 – Esse é um importante passo pro transporte público da cidade. Os estudos são claros e mostram que existe uma demanda significativa nos bairros do entorno. A instalação desse novo modal, inclusive, também é uma alternativa para desafogar o trânsito nas avenidas das Américas e Ayrton Senna.

 Desde o início dos estudos de viabilidade o Município fez reuniões com moradores dos bairros de Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A população compareceu em peso à Audiência Pública realizada na Câmara Comunitária da Barra, em 27 de abril deste ano, para apresentar propostas.

 Além disso, antes da audiência, os documentos referentes ao processo foram disponibilizados em Consulta Pública no dia 24 de março, com duração de 31 dias – outro passo importante para garantir a participação de interessados no projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *