20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Prefeitura de Pinheiral entrega aparelhos de raio-x e esterilização para as Unidades Básicas de Saúde da Família

Mais de R$220 mil foram investidos para a aquisição dos equipamentos

Os pacientes atendidos nas nove Unidades Básicas de Saúde (UBSF) e no  Centro Especializado Odontológico(CEO), de Pinheiral que ofertam o serviço de odontologia contam agora com novos equipamentos para a realização de raio-x. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, equipou as unidades com aparelhos de raio-x e autoclave (ferramenta que realiza a esterilização de diversos tipos de materiais). Foram adquiridos 15 aparelhos de radiografia e 15 para esterilização de instrumentos. O objetivo é aprimorar o atendimento odontológico e proporcionar mais conforto aos pacientes.

Os utensílios irão auxiliar na realização de endodontia (tratamento de canal), exodontia(extrações), além de identificar lesões clínicas, ósseas e as que os profissionais não conseguem detectar visivelmente.

Nas UBSF de Pinheiral são realizados, em média, 2.700 atendimentos mensais, com serviços que abrangem toda a parte clínica, como limpeza, extração, pré-natal odontológico e orientações de higiene bucal com aplicação de flúor. Para ser atendido, basta comparecer a uma unidade de saúde e marcar a consulta.

O prefeito Ednardo Barbosa destaca a importância desses materiais e afirma que o município segue investindo na área da saúde.

– Esses equipamentos vão proporcionar um tratamento mais eficaz e completo para os pacientes, além de ser possível  diagnosticar diversas doenças dos dentes e da gengiva no próprio município. Estamos muito orgulhosos em beneficiar as famílias pinheiralenses com mais esta conquista – disse.

A gerente do Centro Especializado Odontológico (CEO), Suzanne Dominguetti, afirma que o uso do Raio X é de extrema relevância no cotidiano do dentista, pois, nem sempre, as doenças bucais são descobertas com simples exame clínico.

– A aquisição dos novos aparelhos vão trazer modernização e agilidade no atendimento, uma vez que a exemplo do raio-x, conseguiremos possibilitar um diagnóstico com maior agilidade- destacou.

Para o secretário da pasta, Everton Alvin, os equipamentos são essenciais para agilizar os atendimentos que são realizados nas unidades.

–  O raio-x é importante porque é mais um recurso diagnóstico para o dentista, ajuda a definir o melhor procedimento para cada caso, trazendo mais segurança para o profissional e para o paciente, agilizando assim o atendimento, além de oferecer informações mais precisas, o exame radiográfico garante um melhor diagnóstico- afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *